terça-feira, 28 de junho de 2011

PJTÃO Comunidade Shalom


PJtão - serra, lazer e oração! Evento a ser realizado pela Comunidade Católica Shalom, Missão de Mossoró, nos dias 01, 02 e 03  de Julho/2011 para JOVENS. Em sua 4° edição o Pjtão, que é organizado pelo PJ - Projeto Juventude, chega com uma novidade: o SEMINÁRIO VIRADA RADICAL! Em três dias de muita diversão, na cidade de Portalegre-RN, jovens poderão ter uma experiência especial com o Senhor. Não perca tempo! Convide seus amigos!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novas luzes no firmamento da Igreja

Até parece brincadeira: ultimamente, nos momentos em que me ausento da Diocese de Dourados, um padre aproveita para entrar no Paraíso... Foi o que aconteceu com o Frei Ernesto Wiederholt, OFM, em maio, durante a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, e com o Pe. José Carlos Stefanello, SAC, em junho, durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília.
Trata-se de dois religiosos que partiram para engrossar a multidão de santos que compõem a Igreja celeste e definitiva, rezando pelos irmãos que ainda caminham neste “vale de lágrimas”.
O Frei Ernesto é o último missionário alemão enviado ao Brasil pela Província Franciscana da Turingia. Nascido em Hetzerath, a 12 de maio de 1938, ingressou na Ordem Franciscana, onde fez a sua profissão religiosa no dia 28 de abril de 1961 e recebeu a ordenação presbiteral a 31 de julho de 1966.
No Brasil, atuou em várias frentes missionárias: Canaã do Norte, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Pedra Preta e, a partir de 2006, em Rio Brilhante, Itaporã e Dourados. Em toda a parte por onde passou, suas características mais visíveis eram a simplicidade e o senso de humor, que o levavam a se distanciar das grandezas e das ambições do mundo.
Depois de uma intervenção cirúrgica destinada a lhe extirpar um câncer nos intestinos, em abril de 2011 Frei Ernesto foi transferido para Campo Grande. Lutou bravamente, durante seis meses, contra a doença, contando sempre com a assistência generosa dos confrades e amigos até o último instante, na manhã do dia 6 de maio, quando Deus o chamou para o Paraíso.
Um mês depois, na tarde do dia 15 de junho, foi a vez do Pe. José Carlos Stefanello, religioso Palotino e pároco de Nova Alvorada do Sul, chegar à Pátria celeste. Se Frei Ernesto faleceu aos 73 anos, o Pe. Zeca (como era conhecido por todos) o fez bem mais cedo: aos 58 anos. Seu sepultamento, acompanhado por inúmeros sacerdotes (dentre eles, um seu irmão), diáconos, religiosos e uma multidão de amigos, ocorreu no dia seguinte, em Glória de Dourados, onde ele prestara seu serviço durante muitos anos.
O Pe. Zeca nasceu em Nova Palma, no Rio Grande do Sul, a 19 de dezembro de 1952. Aos 12 anos, ingressou no seminário de Faxinal do Soturno. Completou seus estudos de filosofia e teologia em Santa Maria, onde também fez sua profissão religiosa, a 15 de abril de 1976.
Logo após a ordenação sacerdotal, ocorrida em Faxinal do Soturno, no dia 21 de dezembro de 1980, veio ao Mato Grosso do Sul, onde passou a maior parte de sua vida pastoral (excetuados os cinco anos que transcorreu em Colorado do Oeste, Rondônia).
Iniciou suas atividades em Glória de Dourados, paróquia à qual se sentiu sempre muito ligado, tanto que manifestou o desejo de ser enterrado naquela cidade. Por ocasião de seu jubileu de prata sacerdotal, em 2005, o Pe. José Carlos assim se referiu àquele período de sua vida: «O pároco, Pe. Gervásio Pivetta, foi um pai para mim. Ajudou-me muito nos primeiros anos de apostolado. Certa vez, no domingo da Páscoa, celebramos juntos. Alguém, no final, da missa, comentou: “Até parecia o pai ensinando a seu filho!” Muito do que sou hoje, devo-o a ele».
De Glória de Dourados, o Pe. Zeca foi transferido para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Dourados. Quando precisou deixar também esta paróquia, os jovens enviaram uma carta ao Superior Provincial dos Palotinos insistindo na permanência do sacerdote: «O Pe. José Carlos é o único padre que dedica a maior parte de seu tempo à juventude. Pedimos encarecidamente que o nosso padre e amigo tão querido fique entre nós».
Outras paróquias do Mato Grosso do Sul que contaram com sua presença foram Amambai e Vicentina. Em 1989, foi enviado por seus Superiores para Colorado do Oeste, em Rondônia. Em 1995, voltou à Diocese de Dourados, assumindo novamente a paróquia de Glória de Dourados, onde se manteve até o ano de 2007, quando passou para Nova Alvorada do Sul, como vigário paroquial do Pe. Gervásio Pivetta, a quem sucedeu na direção da paróquia, em 2009.
O necrológio, preparado pelos Palotinos de Santa Maria, assevera: «O Pe. José Carlos foi um padre que manteve o espírito jovem. Tinha sempre um sorriso no rosto. Era de agradável e fácil convívio. Mesmo na enfermidade que o acometeu, manteve sua serenidade e alegria. Não fez coisas extraordinárias, mas sempre desempenhou com muito empenho suas responsabilidades. Tinha um jeito meio brincalhão e, por isso, tornava-se leve e agradável na convivência. Os colegas destacam seu caráter simples, agradável e serviçal

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

    História

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho
                                    A Festa no Brasil
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.
O município de Matão, São Paulo, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído,dolomitas,serragem e flores que formam uma cruz que se estendem por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia,um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza. No ano de 2011 Matão realiza a 63ª edição do Corpus Christi,onde mais de 70 toneladas de materiais serão usados para compor os desenhos.A expectativa dos organizadores é que o evento atraia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.
A cidade de Mariana, Minas Gerais, comemora a festa de Corpus Christ'i' enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas.
As cidades paulistas de Jaguariúna, Santo André, Santana de Parnaíba, São Joaquim da Barra, além da baiana Jacobina, também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras, a juventude da cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, um trabalho que dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.
Em Borborema (SP), as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.

IV LEVANTA-TE

Toda a juventude é convidada a participar.
dias 30 e 31 de julho
Centro de Evangelização Pe. Guido Tonelotto
Mossoró/RN

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Apesar da “erotização de nossa sociedade” é possível ser jovem casto? SIM!

|

Na juventude africana cresce o compromisso de praticar a castidade até o casamento

Pesquisa realizada com jovens de 13 a 18 anos nos Estados Unidos mostrou que a maioria deles (61%) quer permanecer virgem até o casamento.
Realizada entre agosto e outubro de 2010 pelos Drs. Rene Paulson e Jacquelyn Pennings sob os auspícios da organização OneHope, 5.108 jovens participaram da pesquisa.
Em comunicado de imprensa, a OneHope comentou que os resultados foram “surpreendentes”, dada a elevada exposição dos adolescentes ao conteúdo sexualmente explícito da mídia.
A pesquisa abrange uma vastidão de assuntos que não é o caso de tratar aqui. Alguns deles, entretanto, tem relação com o tema que nos ocupa:
 57% acreditam que, se forem boas pessoas e fizerem boas obras, irão para o Céu.
 82% acreditam que Deus instituiu o casamento para durar toda a vida.
 Apenas 16% acham que a relação sexual entre duas pessoas não casadas é moralmente aceitável.
 79% nunca tiveram relação sexual.
 84 e 87% respectivamente disseram que não tinham visto um filme pornográfico ou lido uma revista do mesmo nível.(1)
* * *
O número de jovens africanos que se comprometeram a praticar a “pureza bíblica” – abstinência sexual até o casamento – coordenados pela associação True Love Waits Internacional (Aguardando o Amor Verdadeiro) sobe a mais de 959 mil desde o lançamento da campanha no verão de 2007.
Além disso, quase 46 mil adultos casados fizeram o compromisso de fidelidade.
De abril a outubro de 2010, o total de compromissos cresceu em mais de 70 mil entre jovens africanos.
Nas Filipinas, 22 mil estudantes entre 15 e 24 anos assinaram análogo compromisso no ano passado, depois de passar por cursos de formação.
“Estamos muito perto de ter um milhão de jovens na África fazendo documentados compromissos de pureza bíblica, o que será um marco incrível”, disse Jimmy Hester, co-fundador da True Love Waits (www.truelovewaits.com).
“Em um continente devastado pela Aids, esses compromissos africanos tem consequências literalmente de vida ou morte”, disse Hester.
Durante uma apresentação na Zâmbia, uma mocinha se levantou e disse: “True Love Waits é um bom programa. Temo-nos beneficiado e nossas vidas mudaram para melhor”.
“Há muito mais pedidos e espero que sejamos capazes de atendê-los”, disse Sharon Pumpelly, principal consultor da True Love Waits International.(2)
* * *
Apesar de haver tanta abertura na juventude para a prática da castidade, os meios de comunicação em geral e grande número de governos insistem em propagar a corrupção moral nas televisões, nas escolas e por toda parte. Esse é um fator de calamidade social, de perda de inúmeras almas e de grave ofensa ao Criador.

CORPUS CHRISTI




NA QUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO CELEBRAREMOS A SANTA MISSA DE CORPUS CHRISTI ÀS 17H NA MATRIZ, SEGUIDA DA PROCISSÃO PELAS RUAS COM O SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

A PROCISSÃO SAIRÁ DA MATRIZ PELA RUA GETÚLIO VARGAS, SEGUINDO PELA RUA DA MATERNIDADE, RUA ASFALTADA, DEPOIS PELA RUA DE DR LACIR, PELA DELEGACIA, RUA DAS PEDRAS, CASA DE CULTURA, CLEM, CHEGANDO NA PRAÇA DA MATRIZ, TERMINANDO COM A BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO NA MATRIZ.
fonte: Paróquia de Martins

terça-feira, 21 de junho de 2011

PAPA CONSAGRARÁ JOVENS AO CORAÇÃO DE JESUS


Faltam apenas dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri e os preparativos continuam avançando: os músicos afinam seus instrumentos, as imagens da via sacra são preparadas para viajar à capital, a cruz e o ícone continuam sua peregrinação pela geografia eclesial hispana e se anuncia que Bento XVI, dentro de dois meses exatamente, consagrará os jovens ao coração de Jesus, durante a vigília de Cuatro Vientos.

Nesta quinta-feira, 23 de junho, a música de Mozart, Bach e Haendel sonará no quarto e último concerto que despede o ciclo solidário JMJ-Fundação Excelentia. Esta iniciativa começou em setembro, para preparar e difundir a JMJ e colaborar no financiamento do Fundo de Solidariedade. O Fundo permite que jovens de países menos favorecidos realizem seu sonho de participar da JMJ.
No concerto, que se realizará às 19h30, na sala sinfônica do Auditório Nacional, será apresentado um repertório de música sacra com grandes obras dos compositores clássicos citados, interpretadas pela orquestra de câmaraEuropean Royal Ensemble.
O especialista em música barroca Stephen Layton, atual diretor da City of London Sinfonia, dirigirá o concerto, que contará com a participação da Excelentia Choral Academy – um coral estável de 50 vozes, formado pela Fundação Excelentia – e do coral da JORCAM (Jovem Orquestra e Coral da Comunidade de Madri).
Javier Martí, presidente da Fundação Excelentia, convida todos os amantes da música a assistir a este recital: “O público deve assistir a este último concerto, não somente para desfrutar da grande música de Bach, Haendel e Mozart, mas para que, apenas a algumas semanas da realização da JMJ, nós nos unamos a ela: que o concerto sirva como prelúdio desta grande festa”.
Martí avalia positivamente o desenvolvimento deste projeto solidário: “A experiência do ciclo foi extraordinária. A Fundação Excelentia deu a conhecer a JMJ através da música clássica, que é considerada a linguagem universal. Oferecemos concertos de altíssimo nível, o que significou alcançar este duplo objetivo”.
Tradicionalmente, o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração. Por isso, os organizadores da JMJ adiantaram uma notícia: durante a vigília em Cuatro Vientos, no dia 20 de agosto, Bento XVI consagrará todos os jovens ao Sagrado Coração de Jesus. “Então, comecem desde agora a pedir a Jesus torne nosso coração – e o de todos os jovens que virão conosco à JMJ – semelhante ao seu, nestes dois meses que nos restam”, convidam os organizadores.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Querer e agir conforme Deus

Retomamos na Liturgia o “tempo comum”. Para a Igreja e para os cristãos, é o tempo da evangelização, da vivência cristã no dia-a-dia e do testemunho da fé à luz do Mistério Pascal celebrado e com o vigor dos dons da salvação recebidos. É o tempo da perseverança e dos frutos da fé,  da esperança e da caridade.
A vida cristã pode ser definida como “seguimento de Cristo”; é estar a caminho com Jesus Cristo, pela vida afora (“eu estarei sempre com vocês...”), deixando-se atrair sempre mais por ele, aprendendo dele e tentando praticar o que dele aprendemos. Não vamos sozinhos, mas conosco seguem, no mesmo caminho, tantos outros irmãos, também discípulos do Senhor e membros da Igreja, que nos apóiam e aos quais devemos apoiar; acompanham-nos os santos do céu com sua intercessão e seu exemplo de vida, dando-nos força e coragem para perseverar e seguir em frente.
Viver “na Igreja” e sentir-se parte dela é essencial na vida cristã; caminhar sozinhos é muito difícil e desaconselhável; vamos com os irmãos, na Igreja, comunidade de fé, na comunhão dos santos. Ninguém é filho de Deus sozinho, nem discípulo solitário do Senhor... Por isso, a vida cristã requer a participação nos atos de vida comunitária, como a santa Missa dominical, as outras celebrações da Igreja e os sacramentos. Em tempos de afirmação crescente do individualismo, é necessário cultivar intensamente a dimensão comunitária da fé e da vida cristã. Precisamos aprender novamente a valorizar o Domingo, dia do Senhor ressuscitado no meio de nós; a Missa dominical é fundamental para a vivência cristã.
Ao lado da Eucaristia, é necessário alimentar-nos constantemente na Palavra de Deus, se não queremos esmorecer na fé; a Palavra, lida, ouvida e acolhida com fé eclesial, faz-nos crescer na compreensão das coisas de Deus e de sua santa vontade. Somos discípulos e, por isso mesmo, somos sempre ouvintes da Palavra; ela nos dá a direção a seguir na vida, é luz para o caminho; ela nos dá a verdadeira sabedoria de Deus. A Igreja recomenda a todos a leitura assídua e orante da Sagrada Escritura. Ao lado disso, o cristão adulto precisa conhecer bem a sua fé e, para isso, a leitura e o estudo do Catecismo da Igreja Católica é indispensável.
A vida cristã se traduz também na sintonia com a vontade de Deus; não seríamos pessoas de fé verdadeira, se não buscássemos conformar nossa vida com o desígnio de Deus. A forma mais simples e direta de sintonizar com a vontade de Deus é a observância dos mandamentos de Lei de Deus, que continuam sendo a referência moral universal para todas as pessoas. A observância dos mandamentos é completada pela vivência da bem-aventuranças e das obras de misericórdia.
Não poderia haver vida cristã sem oração pessoal, além da comunitária. A oração, compreendida acima de tudo como o colóquio filial com Deus, é expressão e exercício da nossa condição de “filhos de Deus”, como nos tornamos pelo Batismo, e mantém viva e constante nossa comunhão com Deus. Esta comunhão com Deus, de fato, é a vida nova que nos foi dada pelo Batismo e constitui a grande graça decorrente da nossa adesão de fé a Jesus Cristo: tornamo-nos “filhos no Filho” e podemos dirigir-nos a Deus familiarmente, como fazem os filhos com seu pai, com toda simplicidade e liberdade.
Mas a vida cristã não seria completa se faltasse a caridade fraterna, vivida de muitas maneiras. O amor ao próximo decorre do nosso amor a Deus e está intimamente ligado a ele; os filhos de Deus são irmãos entre si e devem tecer relações respeitosas, justas e fraternas no convívio social. A caridade deve ser pessoal e também organizada, como expressão da caridade da Igreja. A caridade organizada, como acontece nas obras sociais, cria oportunidades para que muitas pessoas possam aderir a tais iniciativas,
É bem iluminadora a oração do 11º Domingo do Tempo Comum, que é retomado na semana após Pentecostes. “Como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro de vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos”. De fato, Jesus disse: “sem mim, nada podeis”; e na solenidade de Pentecostes nós cantamos “sem a vossa ajuda, nada o homem pode, nada existe nele de bom”.
É o Espírito Santo que nos capacita para toda obra boa. Ele é que nos torna capazes de “querer e agir conforme Deus”. Viver como bons cristãos significa, portanto, deixar-se iluminar, inspirar e conduzir pelo Espírito de Cristo. A ele nos confiemos todos os dias!

TERÇO DOS HOMENS ESCOLHE COORDENAÇÃO EM MARTINS

OS VÁRIOS REPRESENTANTES DOS GRUPOS DE ORAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DE MARTINS SE REUNIRAM NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (14/06) NA IGREJA MATRIZ E ESCOLHERAM A SUA COORDENAÇÃO PARA MARTINS:



COORDENADOR: AUGUSTO DE MELO

VICE-COORDENADOR: RAIMUNDO INÁCIO

SECRETÁRIO: JOSÉ ANUNCIATO

TESOUREIRO: LUIZ FERNANDO

A COORDENADENAÇÃO JÁ FEZ A SUA 1a VISITA AO GRUPO DO JOSÉ ELINAS DOS SANTOS.

Missão em Serra Nova




























fonte: Paróquia de Martins.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FM VIDA VOLTA A OPERAR COM FORÇA TOTAL

NO ANO PASSADO A FM VIDA DE MARTINS PASSOU POR PROBLEMAS NO SEU TRANSMISSOR PRINCIPAL PASSANDO A OPERAR EM BAIXA POTÊNCIA.

AGORA EM JUNHO O NOSSO TÉCNICO INSTALOU O TRANSMISSOR PRINCIPAL E A RÁDIO VIDA VOLTOU A OPERAR COM FORÇA TOTAL.

TRANSMITA ESSA NOTÍCIA PARA QUE OS AMANTES DA RÁDIO VIDA POSSAM SINTONIZÁ-LA  NOVAMENTE NOS MAIS DE 50 MUNICÍPIOS QUE O SEU SINAL ATINGE.

Qual a importância da Campanha da Fraternidade sobre a juventude?

Com a Campanha da Fraternidade em 2013 focada na juventude, a Igreja do Brasil abrirá ainda mais o coração para a novidade que os jovens sempre trazem. É o que pensa Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, que propôs o tema escolhido pelo Conselho Permanente da CNBB.
O bispo-auxiliar de Campo Grande comemorou a escolha e a mobilização dos jovens, que, num prazo de quatro meses, recolheram em todo o país quase 300 mil assinaturas na petição encaminhada aos bispos em apoio ao tema. Veja a seguir a entrevista que Dom Eduardo concedeu aos Jovens Conectados nesta quinta-feira (16).
Jovens Conectados: Dom Eduardo, qual a importância da escolha desse tema da Campanha da Fraternidade de 2013 para a juventude  e para a Igreja do Brasil?
Dom Eduardo Pinheiro: Teremos um ano todinho direcionado, voltado à juventude. A campanha é muito mais abrangente dentro desse ano de 2013, especialmente com várias outras atividades que estamos organizando com relação à juventude. Os jovens vão se beneficiar com as respostas concretas que o episcopado, que a  Igreja lhe dará. E a Igreja vai se beneficiar porque vai abrir mais o ouvido, o coração, as portas para a novidade que a Juventude sempre traz.
Jovens Conectados: Que questões específicas da juventude poderão ser tratadas durante a campanha?
Dom Eduardo Pinheiro: Uma das questões certamente é o valor da vida dos jovens. Devemos fazer com que eles percebam seu grande valor e despertar os adultos para essa valorização, para um olhar positivo diante dos jovens. Precisamos mostrar nossa voz na sociedade, em vista da questão da vida dos jovens e da dignidade da vida, na luta por políticas públicas relacionadas à juventude, favorecendo assim uma maior qualidade de vida dos jovens, que em muitos lugares está sendo dizimada por violências físicas, pelas drogas, etc.  As drogas são outro elemento que devemos tocar.
Outra questão é a família. Nós sabemos o quanto esse valor fundamental na vida de uma pessoa está sendo deteriorado por certas filosofias de vida ou por pontos de vista que não condizem com uma formação integral. Acredito que vai ser uma oportunidade boa para tratar disso.
Outro elemento a ser tratado é a missionariedade. Precisamos fazer com que  a juventude seja mais valorizada em sua capacidade de atuar na Igreja e na sociedade e precisamos motivar o jovem a sair de seu mundo para fazer uma doação, um trabalho voluntário, para ser mais solidário com a vida do próximo.
Jovens Conectados: O senhor acredita que a campanha possa ter efeito práticos em termos de politicas públicas?
Dom Eduardo Pinheiro: Toda Campanha da Fraternidade tem também essa dimensão de uma participação sócio-política, especialmente chamando a atenção da sociedade para aquele tema enfocado e ao mesmo tempo chamando a atenção da Igreja para uma participação mais efetiva na sociedade.
Jovens Conectados: Como o senhor espera que seja a participação dos jovens na campanha?
Dom Eduardo Pinheiro: A participação dos jovens certamente deverá ser contemplada desde a construção do texto-base, quem sabe. É um texto que precisa de uma qualidade técnica e de uma participação de vários pontos de vista. E também esperamos que a campanha seja vivida na comunidade, nas paróquia, na base. Acreditamos que toda essa presença, esse contato que temos com pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades, etc., nós conseguiremos fazer com que essa campanha seja mais vivenciada nas bases, porque o jovem está lá e temos certeza de que ele vai assumir isso de coração.
Jovens Conectados: Houve uma intensa participação dos jovens coletando assinaturas na petição pelo tema da juventude na Campanha da Fraternidade de 2013. Qual foi a importância desse trabalho?
Dom Eduardo: O valor primeiro é essa adesão a uma proposta que fizemos. Foram praticamente quatro meses de campanha para recolher quase trezentas mil assinaturas! Isso significa que temos um povo que realmente deseja esse tema e que está ligado à juventude. Esse número é muito significativo pelo pouco tempo que tivemos.
Enquanto eram coletadas assinaturas, ouvi várias histórias. Várias vezes me abordaram dizendo “Olha, nós já entregamos a ficha lá na CNBB”. Outras pessoas vieram entregar as assinaturas pra mim, e peguei e encaminhei. Senti que o pessoal estava contente com isso. Uma vez um padre me telefonou de uma cidade perguntando: “Dom Eduardo, juventude é um tema tão importante. O  senhor acha que precisa coletar assinaturas para os bispos se convencerem?” Eu disse: olha, não é que o número de assinaturas vai contar como se fosse a maior força, mas é para haver já um envolvimento, a conscientização sobre um tema tão querido. Só o fato de o pessoal sair por aí recolhendo adesões, falando de juventude, já é uma propaganda muito importante para o tema. Com isso, nós podemos dizer que a campanha já começou.
Jovens Conectados: o senhor gostaria de acrescentar algo mais?
Dom Eduardo Pinheiro: Além de agradecer a Deus por mais este presente que Ele dá a nossa Igreja e à juventude do Brasil, por fazer acontecer essa aprovação, quero pedir que todos nós abracemos esta causa. É um tema importante, e acreditamos que sem a força de todas e de todos que fazem parte  da Igreja não teremos o sucesso como uma Campanha da Fraternidade. Peço um grande envolvimento a todos, principalmente aos jovens.
fonte: Jovens conectados.

Programa maria mãe da igreja


O programa Maria mãe da igreja vai ao ar toda sexta as 18h30m, pela fm vida de Martins. E é apresentado por Luiz Fernando jovem da Paróquia de Martins que não mede esforços na evangelização dos jovens de Martins e onde abrange o sinal da rádio vida.

Sair de casa. Vale a pena?

A convivência entre pais e filhos tem momentos complicados. Mas a maioria dos jovens não pensa em morar só.
Os adolescentes ainda continuam respondões e com acessos de mau humor, mas pelo menos começaram a entender melhor os pais. A maioria gosta da vida familiar, convive bem com o pai e a mãe e não pretende sair de casa tão cedo. Autonomia e independência? Para quê, se em casa tem a comidinha da mamãe? Os jovens pensam até em morar sozinhos um dia, mas só quando estiverem seguros da decisão. Para a maior parte, não vale a pena sacrificar o conforto pela independência. Uma pesquisa que ouviu 2 425 jovens em seis capitais e no interior de São Paulo aponta que 82% deles têm pouca ou nenhuma vontade de morar longe dos pais. A principal razão é o bom relacionamento dentro de casa. Apenas 7% da garotada se dá mal com o pai e só 3% não se dão bem com a mãe. A proximidade maior tem facilitado até a vida de namorados e namoradas. Um levantamento mostra que 15% dos pais permitem que as filhas durmam acompanhadas em casa. Entre os rapazes, esse número dobra.
A relação entre pais e filhos mudou – e para melhor. Até bem pouco tempo atrás o diálogo entre gerações era muito mais difícil. Educação significava rigidez. Assuntos como a sexualidade passavam longe da mesa de jantar. Os filhos reprimidos dessa época se tornaram os pais desorientados de hoje em dia. Ao mesmo tempo que se aproximaram dos filhos, vivem um dilema. Qual a melhor conduta? Endurecer o jogo, como no passado, e ressuscitar todo o conflito de gerações, ou assumir uma postura liberal e correr o risco de perder as rédeas da situação? A resposta é mais simples do que parece. A maioria dos educadores concorda que os pais devem fazer papel de pais, precisam censurar quando for necessário, não ceder e agüentar firme as provocações. "Não adianta fazer concessões ao jovem. É preciso deixar claro o que se pretende passar para ele", afirma o psicólogo paulista Antônio Carlos Egypto. Por melhor que seja a relação, pais e filhos nunca serão amigos no sentido estrito da palavra. Ao se tornar amigo, o pai corre o risco de não mais exercer seu papel, que é orientar.

É importante para os pais estabelecer limites aos jovens. Se não acham correto que a garotada beba, devem dizer abertamente, ainda que isso cause divergências. Esse conflito é importante para o amadurecimento do adolescente. Diante de uma negativa, o jovem é obrigado a tomar uma decisão. Ou ele vai contra os pais e segue por sua conta e risco, arcando com as consequências, ou acata a determinação. Esse tipo de ponderação é o que leva à maturidade. "Ao não concordarem com um hábito ou comportamento do filho, os pais estão passando seus valores, algo em que acreditam. Para estabelecer seu próprio jeito de viver no mundo, o adolescente preciso de alguns princípios básicos, que são adquiridos muitas vezes na base da divergência.

os jovens e a familía



                  QUAL É A IMPORTÂNCIA DA FAMILÍA?
Família a construção da identidade do jovem e como a sociedade interfere em suas esolhas.
 A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, a ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.

Mudanças no Perfil da Família Brasileira Diminuição na Configuração Familiar: Estudos demonstram que na década de 90 a tendência foi a diminuição na configuração ( menor número de pessoas que compõem a família) e aumento da diversidade dos grupos familiares; Diminui o número de casamentos: O número de casamentos em 2002 ( IBGE, 2003) é 4% inferior ao de 1991. Há 12 anos eram 7,5 uniões legais por mil habitantes. Esse número caiu para 5,7 por mil.

CURIOSIDADES Aumento do número de relações sem registro: O número de uniões consensuais, “sem papel passado” quase dobraram na última década; Idosos se casam mais: No grupo com mais de 65 anos, os homens casam-se cerca de 5 vezes mais do que as mulheres. Menos casamentos e mais uniões rompidas: De 1991 a 2002 as separações aumentaram 30,7%. Houve um incremento de 59,6% dos divórcios; Recasamentos: O percentual de divorciados em novas tentativas de casamento passou de 5,3% do total em 1991 para 10,8% em 2002.

“Independente da sua estrutura e configuração, a família é o palco em que se vive as emoções mais intensas e marcantes da experiência humana. É o lugar onde é possível a convivência do amor e do ódio, da alegria e da tristeza, do desespero e da desesperança. A busca do equilíbrio entre tais emoções, somada às diversas transformações na configuração deste grupo social, têm caracterizado uma tarefa ainda mais complexa a ser realizada pelas novas famílias”.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Preparativos para comemorar 60º aniversário de sacerdócio do Papa


Orações pelas vocações e pela santificação do clero
WASHINGTON, quinta-feira, 2 de junho de 2011 - Por ocasião do 60º aniversário da ordenação sacerdotal do Papa, que será comemorado no dia 29 de junho, a Congregação para o Clero convidou os católicos do mundo inteiro a comemorar com 60 horas de oração eucarística pelas vocações e pela santificação do clero.
Os bispos dos Estados Unidos estão exortando as paróquias a preparar-se para a comemoração do aniversário. Publicaram uma declaração na qual explicam que as dioceses do mundo inteiro estão organizando orações diante do Santíssimo Sacramento no mês de junho.
Algumas celebrações terminarão no dia 1º de julho, festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pelos Sacerdotes.
O arcebispo de Nova Iorque e presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom Timothy Dolan, destacou a importância desta celebração, em uma carta enviada aos bispos na semana pesada.
Nela, definiu as orações pelas vocações como "uma intenção meritória" e um sacrifício espiritual apropriado "em sinal de gratidão pelo exemplo e pelo serviço de Bento XVI".
"Um aumento do número e da santidade dos sacerdotes que prestam seu serviço em nossas dioceses é um sinal de saúde e vitalidade na Igreja", acrescentou.
O arcebispo de St, Louis e presidente da Comissão para o Clero, a Vida Consagrada e as Vocações dos bispos dos Estados Unidos, Dom Robert Carlson, declarou que o aniversário "é uma oportunidade excepcional para agradecer pelo nosso Santo Padre, rezar por todos os nossos sacerdotes e pedir ao Senhor mais vocações ao sacerdócio".

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013


Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.
                                                                                                                                  fonte CNBB