domingo, 31 de julho de 2011

Agosto:Tirado do meio dos homens, chamado por Deus, para uma grande honra, uma missão

É o próprio Deus quem chama e escolhe aqueles que terão a incomparável honra de participar do sacerdócio ministerial de Cristo. No meio de tantos bilhões de pessoas, Deus chama alguns poucos para participarem do sacerdócio ministerial de Cristo, para serem, com Ele e nEle, sacerdotes, mediadores entre Deus e os homens.

Este fato tão misterioso da escolha misericordiosa e irrevogável de Deus deve, por si mesmo, acender em nós um grande respeito pelo sacerdote. Ele, de fato, não é uma pessoa qualquer. Naturalmente, ele, como nós, participa das mazelas da humanidade. Porém, por livre escolha Sua, Deus o exaltou com um chamado especial. Aquele que é chamado ao sacerdócio não se eleva por si mesmo, mas é elevado pelo próprio Deus que o escolheu para participar da honra de ser sacerdote, perpetuando o ministério do próprio Salvador.

Constituído em favor dos homens em suas relações com Deus. 

Ninguém pode fazer esta mediação como o sacerdote é chamado a fazer. Pois pelo sacramento da ordem só ele pode celebrar a Santa Missa e consagrar o pão e o vinho em Corpo e Sangue do Senhor. Só ele recebe de Deus o poder de perdoar os pecados na Confissão. A vida do sacerdote, entregue a Deus em favor dos homens, é entregue de uma vez por todas, exigindo uma prova de amor muito concreta e definitiva, um lançamento sem volta nos braços do Pai. 

O que vimos hoje sobre quem é o sacerdote deve acender em nós uma grande gratidão e respeito por aqueles que deram a sua vida em nosso favor naquilo que é o mais importante na nossa vida: a nossa relação com Deus. Ao ouvirem o convite de Deus e entregarem suas vidas em nosso favor a fim de que, por meio do desgaste de sua própria vida pudéssemos nos relacionar com Deus, os sacerdotes merecem, no mínimo, uma grande gratidão nossa.
É tempo de conversão com relação aos nossos sacerdotes. É tempo de gratidão. É também tempo de intercessão, com Maria pelos sacerdotes.

Dia 04 de agosto- Dia do Padre

Pastorais da Juventude divulgam subsídio para Semana do Estudante 2011

As Pastorais da Juventude, da Juventude Estudantil, da Juventude do Meio Popular e da Juventude Rural (PJ, PJE, PJMP e PJR), juntamente com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude divulgam o subsídio da Semana do Estudante de 2011, que tem como objetivo de provocar a movimentação e dar oportunidade para que os jovens vivenciem com maior envolvimento o dia 11 de agosto, dia do estudante, data tão importante para juventude. O material trás como temática, neste ano, a discussão sobre as juventudes das comunidades negras e indígenas, que são pontos de resistência diária, recriando formas de viver, crer, educar e conceber a vida.
Esse ano a Semana do Estudante acontecerá de 08 a 14 de agosto, com o Tema: Juventude Negra e Indígena: Comunidades de resistência;  e Lema: Dos tambores e cirandas à luta pela vida.  Um momento para que a Juventude reflita sobre os jovens que por muito tempo e até os dias de hoje vivem à margem da sociedade, que exclui e desumaniza.
O subsídio propõe encontros, celebração, textos, vídeos, dinâmicas para serem trabalhadas. Além de propostas para o trabalha antes, durante e depois da Semana do Estudante, pois temos em vista que a grandiosidade da temática proposta não pode se esgotar em apenas uma semana, essa deve ser apenas a primeira de varias discussões sobre esta rica temática que carece aprofundamento, resistência e luta.

Aos participantes da JMJ 2011


dom_eduardopinheiro_sdb

Caros “13.000 irmãos e irmãs brasileiros”, participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, faltam poucos dias para este bonito, significativo, marcante evento da nossa Igreja, cuja catolicidade chama a atenção de todos.


A centralidade em Jesus Cristo, a eclesialidade do encontro, o espírito familiar juvenil chegarão a todos os cantos do mundo com a voz profética de uma Igreja que, acreditando nos jovens, desafia esta sociedade que insiste em defender o consumismo, o hedonismo, o ateísmo, o egocentrismo, a violência, a exclusão, o relativismo. Neste sentido, ‘somos do contra’! Deus tem a primeira e a última palavra de vida plena para os jovens que buscam concretizar o mais belo desejo do coração humano: ser feliz!

“Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do Senhor! É um 
projeto de felicidade não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança! Quando me invocardes, irei em frente, quando orardes a mim, eu vos ouvirei. Quando me procurardes, vós me encontrareis, quando me seguirdes de todo coração, eu me deixarei encontrar por vós – oráculo do Senhor. Mudarei vosso destino, vou reunir-vos de todas as terras e lugares por onde vos dispersei...” (Jr 29, 11-14).

Teremos momentos muito especiais, todos eles desejados por Deus e organizados pela Igreja que, presente em Madri, nos aguarda de braços abertos.
Meu desejo atual e minhas orações diárias têm sido para que todos nós aproveitemos intensamente de tudo que nos será oferecido.
Queridos irmãos e irmãs, peço a Deus pelos seus preparativos materiais, psicológicos e espirituais. Tenham tranquilas viagens; relacionamentos maduros com todos os que encontrarem pelo caminho... e pelos ares! Vibrem por cada palavra ouvida, soprada pelo Espírito Santo! Não se cansem de louvar ao Pai pelas maravilhas que irão contemplar e experimentar! Renovem sua vocação de discípulos-missionários de Jesus Cristo! Aumentem o amor e o compromisso para com esta nossa Igreja que não se cansa de apostar nos jovens!
Nossas Dioceses, Paróquias, Grupos, Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, familiares e amigos estarão torcendo, rezando pelo sucesso destes preciosos dias. E eles estarão nos aguardando! Sim! Estarão nos aguardando: renovados em nossa vontade de viver à luz e a serviço do Evangelho que dá sentido a nossa vida e nos motiva para a generosa oferta desta nossa vida à vida de nosso povo, principalmente daqueles irmãos que estão excluídos, desanimados, violentados, distraídos, iludidos. Nossa alegria e vibração, com a graça de Deus e a presença dos irmãos, deverão se transformar em criatividade a favor da vida de todos. Nossa existência não será mais a mesma depois desta Jornada! Acreditem! Nossa vida cristã não pode ser mais a mesma depois deste presente de Deus!
Estejamos de coração e mente abertos! Perseveremos na vivência dos valores, na busca da unidade, na fidelidade cristã, no amor ao próximo, no compromisso a esta Igreja que é nossa Mãe.
Com Maria e com Ela cantemos, juntos, as maravilhas do Senhor que serão abundantes nestes dias de graça e encanto!
Com estima e bençãos especiais,

+ Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, CNBB 


fonte: jovens conectados

sexta-feira, 29 de julho de 2011

IV LEVANTA-TE


ATENÇÃO JUVENTUDE, o Ministério Jovem da RCC promove o IV Levanta-te, momento de pregação, oração, bençãos e Kairós. Você e seu Grupo não podem perder.
Ajude-nos a divulgar essa graças.

Estaremos ao vivo pela web TV e web Rádio Espírito Santo, fique Ligado!
VIGIAI E ORAI POIS OS DIAS SÃO MAUS

Holanda: Freira chamada de “Irmã 2.0″ faz “sucesso” na internet com jovens.

A internet pode ser uma ponte entre a igreja e os jovens, acredita a irmã Elvira Maria, das Carmelitas do Divino Coração de Jesus:
“Na Holanda, cada vez menos jovens frequentam a igreja. Embora eles tenham muitas perguntas sobre religião. Mas infelizmente, muitas paróquias e padres não estão abertos para os jovens. Isso acontece por falta de tempo ou porque pensam que eles não têm mesmo nenhum interesse. Os jovens então ficam isolados, mas via internet é possível se comunicar com eles.”
Messenger
A irmã Elvira Maria entrou na rede há dez anos, por curiosidade. Ela estava entre jovens que perguntaram: “Irmã, nós podemos conversar com a senhora pelo Messenger?” Na época, ela não sabia nada de computadores, mas aprendeu rápido: “Muitas pessoas faziam contato com perguntas sobre religião, sobre seus estudos, sobre seus relacionamentos. Elas podem falar sobre tudo. Quando perguntam alguma coisa, dou uma resposta sincera e isso é o que elas esperam.” Mesmo que tome tempo, ela responde a todos com carinho, diz a irmã.
Facebook
Com o tempo ela começou a gostar da atividade. Elvira Maria criou páginas em redes de relacionamento social como Facebook e Hyves (versão holandesa do Facebook) e também fez um site para o convento das carmelitas da cidade de Vogelenzang.
As outras freiras não estão todas online, mas acompanham suas atividades. Até a mais idosa, de 92 anos. “Quando um jovem tem dificuldades, elas dizem: mande lembranças nossas no e-mail e diga que vai estar nas nossas preces. As irmãs não estão diretamente online, mas seus corações sim.”
Missão
Os jovens com quem ela tem contato estão em vários lugares:
“Eu falo com todo mundo. Alguns da Alemanha, dos Estados Unidos, Irlanda, Bélgica. E da Holanda, claro, que é de onde vem a maioria. Não digo: ‘Os outros não podem’, mas a Holanda é realmente o país para esta missão. Poucos jovens frequentam a igreja. Mas muitos estão à procura de alguma religiosidade, alguma espiritualidade.”
A irmã também recebe muitos contatos de países como o Peru, mas para ela isso é difícil. “O problema é que eu não conheço a cultura de lá. É diferente de falar com pessoas que estão mais próximas. Não consigo me pôr no lugar de alguém de lá, e isso é importante quando se quer ajudar uma pessoa.”
Vocação
Como consequência de suas atividades na internet, duas jovens já se uniram ao convento. Mas este não é o principal objetivo: “Se eu quisesse apenas levar meninas para o convento e meninos para o seminário, não teria credibilidade. Minha motivação é ajudar. Mas se uma vocação se revela, é algo muito bonito.”
Não sem perigos
A internet também pode levar freiras para o ‘mau caminho’. “A internet não pode tomar conta da sua vida no convento”, alerta Elvira Maria. “As orações têm prioridade. Se você começa a visitar sites nos quais não tem nada que procurar, é porque não é fiel a sua própria vida e a Jesus. Aí coisas ruins podem acontecer.”
Curso
A irmã Elvira Maria também dá cursos. Recentemente ela esteve em Roma, a convite do Vaticano, para ensinar outras freiras como elas podem usar a internet. Por suas aventuras na rede, ela agora é conhecida como Irmã 2.0, ou Irmã Digital:
“Claro que dou risada disso. Na Itália, uma pessoa disse: ‘Irmã, vi que a senhora é chamada de guru da web.’ Uma vez fui apresentada num congresso como Irmã 2.0. O que posso fazer? Sou uma freira. Não sou alheia a estes temas, mas também não sou nenhuma especialista em computadores.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Chegou SUA VEZ de afirmar “oficialmente” a defesa do direito à vida! Veja como fazer.

Leia, entenda, assine e DI VUL GUE !!
Jorge Ferraz
direito à vida é o primeiro e o mais fundamental de todos os direitos. Afinal de contas, para que as pessoas possam ter saúde, educação, trabalho ou moradia elas precisam, antes de qualquer outra coisa, estar vivas – sob pena de todos aqueles direitos deixarem de fazer sentido.
Assim, o direito inalienável à vida é o direito que deve ser defendido de maneira absoluta e intransigente, como condição mesma para que se possa falar em quaisquer outros direitos. As ameaças à vida humana são ameaças a todos os direitos do indivíduo humano – uma vez que, ceifando-se-lhe a vida, retira-se-lhe também imediatamente todos os demais direitos da vida decorrentes. Quem não protege a vida também não pode proteger os outros direitos humanos, uma vez que estes dela dependem.
Diante desta realidade não há espaço para tergiversar, para pensar melhor no assunto, para fazer ressalvas de qualquer natureza. Diante desta realidade é preciso uma tomada de posição firme e corajosa – uma vez que o triunfo dos maus é muitas vezes conseguido por conta do silêncio dos bons.
Está em tramitação no Congresso Nacional o PL 478/07, o chamado “Estatuto do Nascituro”. “Nascituro”, como define o próprio texto, “é o ser humano concebido mas ainda não nascido”. Trata-se de um projeto de lei que, entre outras coisas, visa proibir a discriminação dos nascituros “em razão do sexo, da idade, da etnia, da origem, de deficiência física ou mental” e obrigar os estupradores a pagarem pensão alimentícia aos filhos por eles gerados, cabendo ao Estado arcar com os custos “para cuidar da vida, da saúde[,] do desenvolvimento e da educação da criança” caso o agressor não possa ser intimado e a mãe da criança não disponha de meios econômicos para tanto. É, em suma, um projeto de lei que se propõe a conferir proteção legal àquelas pessoas que são as mais frágeis das pessoas e as mais sujeitas a sofrerem injustiças: os seres humanos ainda não nascidos.
O Movimento Brasil Sem Aborto está recolhendo assinaturas pela aprovação do Estatuto do Nascituroa serem apresentadas no Congresso Nacional. É fundamental que nós assinemos este documento (não leva sequer um minuto) e o encaminhemos aos nossos amigos e familiares, cobrando deles esta tomada de posição. Não deixem para depois. Precisamos destas assinaturas e precisamos delas depressa.
Para assinar, basta clicar aquiSerá aberta uma tela com o texto do abaixo-assinado, em cujo lado direito há um botão laranja escrito “Assinar agora!” que, quando pressionado, exibirá o formulário de assinatura. No formulário, é preciso preencher o nome (completo), o email, o número do documento de identidade (RG), a cidade e o estado. Uma vez que isso tenha sido feito e o botão azul (escrito “SIGN!”) tenha sido pressionado, pronto: a sua assinatura já consta na lista de assinaturasAtenção: o sistema do i-petitions (o site onde está hospedado este abaixo-assinado) irá exibir, logo após o envio da assinatura (o botão azul mencionado), uma tela pedindo doações para o site (e NÃO para o Estatuto do Nascituro ou para o Movimento Brasil Sem Aborto). Quando esta tela for exibida, é porque a assinatura já foi enviada com sucesso e a janela já pode ser fechada; a assinaturanão depende da referida doação que é pedida e, esta, é para a manutenção do site de abaixo-assinados, e não para a promoção do Estatuto do Nascituro ou do Brasil Sem Aborto.
Assine agora! Peça a seus amigos, vizinhos e parentes que o façam também agora. Não deixe para mais tarde, pois o tempo urge. Que a Virgem da Conceição Aparecida livre o Brasil da maldição do aborto.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

GRUPOS DE JOVENS

NO DOMINGO, 24 DE JULHO, FORAM CRIADOS MAIS DOIS GRUPOS DE JOVENS: UM EM BOA VISTA E OUTRO NAS LAGES. DA EQUIPE PAROQUIAL ESTAVAM EDSON E AUGUSTO, COMO TAMBÉM O SEMINARISTA MURILO. Na ocasião foram escolhidos a equipe de coordenação de cada grupo. 








domingo, 17 de julho de 2011

Argentina dá exemplo ao Brasil e proíbe anúncios de oferta e comercio sexual



A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner (foto), assinou um decreto proibindo a publicação de avisos que promovam a oferta sexual e o comércio sexual de pessoas nos meios de comunicação do país.
Ao anunciar a medida, na semana passada, ela criticou as empresas de comunicação, que buscam ganhos pecuniários com esses anúncios degradantes e ofensivos à dignidade das pessoas.
O Decreto 936/11 autoriza o Departamento de Monitoramento de Publicação de Avisos de Oferta de Comércio Sexual, a atuar em conjunto com o Departamento de Resgate e Acompanhamento de Pessoas Atingidas pelo Tráfico Humano, com o Conselho Nacional da Mulher e com a Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual.
O Fórum de Jornalismo Argentino (Fopea) aplaudiu a iniciativa da presidenta e considerou o decreto um avanço na luta contra delitos do tráfico humano e de proxenetismo que deve ser complementado, contudo, com a introdução de políticas públicas.
Cristina Kirchner informou que desde a vigência da lei de combate ao tráfico humano foram resgatadas 1,04 mil pessoas nos últimos cinco meses.
Fonte: ALC

Precisamos conhecer a Bíblia e a doutrina católica

Precisamos conhecer a Bíblia e a doutrina católica O Senhor Jesus virá e renovará esta terra e esta humanidade. Teremos, aqui, uma terra sem satanás e seus espíritos malignos, os anjos rebeldes. O inimigo de Deus sabe disso, mas não quer que o saibamos.

O maligno nos quer em seu reino, mas não somos tolos. Não fomos criados para estar com ele, e sim, com Deus, na finalização do Seu projeto. Por isso o inimigo tem nos impedido de saber isso. E quanto mais próximos estivermos dessa realização, tanto mais ele ocultará isso de nós.

Nós cristãos precisamos conhecer a Verdade, a Bíblia, a doutrina da Igreja Católica.

Quem despreza o Catecismo da Igreja Católica, também despreza o Papa, a Igreja e seu sagrado Magistério, a quem Jesus confiou o cuidado do Seu Reino. E nele está claro: esta terra nova será a realização definitiva do projeto de Deus. Cristo encabeçando todas as coisas, as do céu e as da terra. É importante que saibamos disso.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

JMJ 2011: falta um mês para encontro com o Papa



A contagem regressiva para a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 avança a passos largos. A partir deste sábado, 16, falta exatamente um mês para o evento que acontece em Madri, capital espanhola, entre os dias 16 e 21 de agosto.
Será uma oportunidade única para os jovens católicos do mundo todo estarem em contato com o Papa Bento XVI e a riqueza dos ensinamentos de seu magistério e da Igreja.
O Brasil está na lista dos 10 países com maior número de inscritos para o evento. Já são mais de 14 mil jovens brasileiros confirmados, além de 61 bispos do país. Para se ter uma ideia, serão necessários cerca de 73 aviões para levar todos esses participantes para Madri. Quase 100% das dioceses brasileiras estarão representadas na Jornada.
No total, passa de 415 mil o número de inscritos de 182 países, um recorde na história das edições das JMJ, que acontece desde 1985.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro, essa participação maciça é reflexo do trabalho de evangelização feito com a juventude no Brasil. “Temos ao todo, hoje, quase 60 expressões nacionais que participam ativamente da Comissão para a Juventude na CNBB. Nunca levamos mais do que 3 ou 4 mil jovens a uma JMJ. Agora, já temos mais do que o triplo de inscritos. E queremos passar dos 15 mil”, ressalta.
Algumas novidades podem deixar os brasileiros ainda mais felizes para o encontro na Espanha. Na Vigília que acontecerá no Aeródromo de Cuatro Vientos, na noite entre sábado e domingo, haverá 12 capelas do mundo todo. E uma delas está reservada para Nossa Senhora Aparecida, revela padre Sávio. Agora, já estão sendo tomadas as iniciativas necessárias para se fazer uma grande entronização da Padroeira do Brasil em solo madrilenho. 
Falando em Brasil, o assessor da Comissão para a Juventude destaca que o país se habilitou como forte candidato para receber a próxima edição do evento. "Somos sérios candidatos sim. Especialmente desde 2007, quando Dom Eduardo (presidente da Comissão) fez o pedido ao próprio Papa no Estádio do Pacaembu, durante o encontro com os jovens. Acredito que podemos sim ser sede da próxima JMJ. Mas essa escolha é pessoal do Papa e nós temos que aguardar, e responder com entusiasmo, trabalho e determinação, caso sejamos escolhidos", afirma.

Preparação
Cerca de 1/4 do episcopado do planeta estará em Madri: já são mais de mil bispos confirmados. A considerável presença dos 61 bispos brasileiros é sinal da adesão dos pastores à evangelização para a juventude. Na Espanha, são mais de 300 pessoas que se dedicam dia e noite para deixar tudo pronto a tempo para receber os milhares de jovens que tomarão a cidade de Madri.
Nesse sentido, preparar-se para a JMJ desde agora é essencial. Uma preparação que deve ser traduzida em orações, encontros, momentos de partilha. "Estamos felizes ao ver que essa participação está sendo bem feita, com grande entusiasmo. Acredito que todos os jovens que estão indo a Madri não devem deixar de ler sobretudo a Mensagem do Papa, que é muito rica, cheia de reflexões importantes que os jovens devem fazer. E quem não for para Madri, que o faça aqui do Brasil, pois estamos todos unidos neste projeto da Igreja no mundo inteiro", sublinha padre Sávio.
O sacerdote brasileiro já esteve quatro vezes na Espanha nos últimos meses e percebe que há muito entusiasmo para receber os jovens. "Tudo isso nos leva a crer que teremos um grande encontro em Madri, preparado com grande carinho. Rezemos pela organização, pois não é brincadeira estruturar um encontro como esse".

Mudança de vida
Uma opinião que é praticamente unânime entre os que já participaram de uma JMJ é que o evento funciona como um divisor de águas na experiência de fé e encontro com Jesus. O Documento 85 da CNBB – Evangelização da juventude: Desafios e perspectivas pastorais destaca que Jesus evangelizava em grandes massas e também em pequenos grupos.
"A evangelização em massa é importante para juventude, pois mostra com mais nitidez a catolicidade da Igreja e também pode ser propiciadora do encontro pessoal com Jesus. O grande objetivo da JMJ é esse encontro pessoal com Cristo, especialmente através dos momentos privilegiados, como a Via Sacra, o Festival da Juventude, as palavras do Papa e tantos outros", aponta padre Sávio.
Nota do blog: O jovem Edson Carlos de nossa paróquia que vai representar os nossos jovens está muito ansioso para nos representar nesse grande evento conversando com ele esses dias me falou está muito feliz por participar. Esse momento forte de alimentar a nossa fé, disse.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Igreja, comunidades dos discípulos de Jesus.

Quando evangelizados com testemunho e metodologia os jovens se empolgam com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo. Por que, contudo, face À igreja muitos mostram resistência? Muitos jovens têm dificuldade para entender que eles são igreja  ou não se sentem acolhidos nas comunidades.
Constatamos que a imagem que muitos deles têm da igreja é de algo ultrapassado, burocrático, que fala uma linguagem que não se conecta com sua vida. Frequentemente compreendem-na apenas como instituição e não como a comunidade dos seguidores de Jesus. Em muitos ambientes universitários e meios de comunicação, a igreja é apresentada como cúmplice da injustiça e, em diferentes situações históricas, contra o progresso humano. Falta aos jovens o conhecimento de tantas experiências de santidade e solidariedade na história da igreja, tendo como protagonistas  os missionários Bem-Aventurado Pe. Anchieta, Pe. Manoel de Nóbrega, Bartolomeu de Las Casas.
Em nosso tempo, também destacam-se outros exemplos de vida cristã, santidade e martírio: São Domingos Sávio Santa Maria Goretti, Santo Frei Galvão, Bem-Aventurada Madre Tereza de Calcutá, o servo de Deus, Beato João Paulo Segundo, os brasileiros Pe. Manoel Gomes Gonzales, o coroinha Adílio Daronch e Albertina Berkenbrock, assim como Beata Ir. Dulce, Dom Helder Câmara, Dom Oscar Romero, Ir. Dorothy, Pe. Josimo, Pe. Ezequiel Ramim, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom José Mauro Pereira Bastos. Nas cidades grandes, chama à atenção a ausência dos jovens na vida eclesial, de modo especial os de nível social e escolaridade mais elevada, para os quais não há um trabalho pastoral especifico.
Em alguns lugares, a igreja se afastou e os perdeu. Advertimos a respeito da necessidade urgente de apresentar missinariamente a verdadeira face da igreja a juventude e trabalhar a relação entre fé e razão. As resistências contra a igreja se vencem progressivamente com o amadurecimento da compreensão dos contextos históricos e quando se destacam os aspectos, como a credibilidade da igreja nas pesquisas sobre instituições sócias, como também o contato com experiências autentica de igreja que contradizem as afirmações negativas.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PARTICIPE!!!

                                                Informações em Martins Elenir Fernandes

domingo, 10 de julho de 2011

LEVANTA-TE

                                                          30 e 31 de julho em Mossoró/RN

Semeadores da Graça

Hoje como jovens, somos convidados por Jesus a semear a Semente da Palavra de Deus nos corações da juventude. Principalmente nos corações pedidos, destruídos pelo pecado jovens que foram enganados  pelo inimigo a seguir por este caminho.
Somos convidados a ir além a águas mais profundas lançar as redes, mesmo muitas vezes cansados, atribulados, mas em atenção a Palavra de Jesus que nos faz o desafio (Lc 5,4-5). Ser sal e luz para iluminar as trevas que vivem muitos jovens em nossa sociedade.
Nós temos que de imediato aceitar esse convite de seguir os passos do mestre, de semear a Graça de Deus em todos os terrenos encontrados. Deus quer que sua palavra seja vivida por todos sem distinção, e nós temos quer semear.
Percebemos hoje que muitos estão seguindo pelo caminho largo e espaçoso que leva a perdição e poucos os que seguem  pelo caminho estreito que leva a vida eterna. Por que a falta de compromisso de muitos que assumem a missão evangelizadora.
Muitos necessitam hoje da Graça de Deus em suas vidas, em seus corações aceitar a vontade de Deus e abrir o coração a Jesus que bate “ Eis que estou a porta e bato”. Reconhecer o Espirito santo que abita em nós, que somos essa morada verdadeira criados a imagem e semelhança de Deus.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE

Jesus, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Eles responderam: Mestre onde moras? Ele respondeu: Vinde e vede. Foram, viram onde Jesus morava e permaneceram com ele aquele dia (Jo 1,38-39). A juventude mora no coração da igreja e é fonte de renovação da sociedade. Os jovens de todos os tempos e lugares buscam a felicidade. A igreja continua olhando para os jovens, mostrando-lhes o verdadeiro mestre caminho, verdade e vida que os convida a viver com ele. Nós, pastores, consideramos urgente e importante o tema da evangelização da juventude para refleti-lo a luz da palavra de Deus e de tantas riquezas e desafios deste momento histórico-cultural em que vivemos.

Jesus envia a igreja ao mundo para dar continuidade a sua obra. “ Evangelizar constitui, de foto, a graça e a vocação própria da igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça.” Junto aos jovens, ela quer ser um meio através do qual eles se percebam como filhos amados de Deus e irmãos de todos, capazes de entender e acolher com alegria a Boa-Nova que transforma a partir de dento de cada um e ao seu redor.

A fé há de ser apresentada aos jovens como um encontro amoroso com Deus, que toma feições humanas na pessoa de Jesus Cristo: “ No inicio do ser Cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um novo horizonte e, desta forma,  rumo decisivo”. Desse modo, estarão em jogo duas realidades: o encontro pessoal com Jesus Cristo e a aceitação de um projeto de vida baseado no seu Evangelho. Essa adesão necessariamente incorpora a realidade em que o jovem vive como consequência de verdadeira encarnação Cristã.

 Queremos renovar a opção afetiva e efetiva de toda a igreja pela juventude na busca conjunta de propostas concretas que favoreçam uma verdadeira evangelização desta parcela da nossa sociedade. A responsabilidade de anunciar Jesus Cristo e seu projeto aos jovens convoca-nos a uma constante vigilância para que a vontade de modo adequado, principalmente em uma época de muitas mudanças.  

Documento 85 cnbb

terça-feira, 5 de julho de 2011

Comissão para a Juventude nomeia Coordenação Nacional de Jovens

Dez jovens representantes das pastorais da juventude e dos movimentos, comunidades e congregações que atuam na evangelização juvenil foram escolhidos pela Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da CNBB para integrar a Coordenação Nacional de Jovens. Veja a seguir a documento oficial nomeando a coordenação:
Brasília, 30 de junho de 2011
Caros jovens, dirigentes adultos e assessores dos
Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Pastorais da Juventude, Congregações

É grande nossa alegria em poder saudá-los neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, ainda contagiados pela vibração do tempo pascal, pela solenidade de Pentecostes e Corpus Christi, momentos ricos de fortalecimento da fé e de nosso compromisso eclesial.
O Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude - destacou a importância da valorização dos diversos grupos que atuam junto aos jovens. A partir de então, temos motivado para que em todas as dioceses se organize o Setor Juventude como um importante espaço de comunhão da riqueza que Deus têm nos proporcionado em vista desta missão.
No encontro com os Bispos Referenciais, realizado em março, após uma longa reflexão e partilha sobre a realidade da juventude nos dezessete regionais da CNBB chegou-se à conclusão da importância de termos uma equipe de Jovens que represente a pluralidade de expressões de trabalho juvenil eclesial em nosso país. Essa coordenação nacional será a referência principal para a pastoral juvenil na Igreja do Brasil e nos representará nas instâncias internacionais, principalmente no CELAM e no Pontifício Conselho para os Leigos. Ela está sendo composta pelos quatro jovens secretários das Pastorais da Juventude, por dois jovens de Movimentos Eclesiais, por dois jovens de Novas Comunidades e por dois jovens ligados às Congregações que possuem este carisma. A sua organização e seu acompanhamento estarão sob a responsabilidade direta dos Assessores Nacionais, Pe. Carlos Sávio e Pe. Toninho.
Para este primeiro grupo foram chamados os seguintes jovens:
  • das Novas Comunidades: Diogo Victor Rocha (Shalom) e Adriano Gonçalves (Canção Nova)
  • das Congregações Religiosas: Alex Bastos (Franciscanos) e Félix Fernando Siriani (Salesianos)
  • das Pastorais da Juventude: Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (PJ), Monique Cavalcante Benevent (PJE), Eric Souza Moura (PJMP), Josiel Ferreira (PJR)
  • dos Movimentos Eclesiais: Renato Conte Rocha (ENS) e Lisiane Griebeler (RCC)
A coordenação terá a responsabilidade de garantir o protagonismo juvenil na organização nacional e o espirito de unidade das diversas expressões de juventude do Brasil. Detalhes da identidade e missão dessa coordenação serão posteriormente delineados. A articulação e as consequentes despesas serão por conta da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
Que o amor transbordante e rejuvenescedor do Coração de Jesus abençoe a generosidade das diversas expressões de juventude que têm se colocado generosamente a serviço da Evangelização.

domingo, 3 de julho de 2011

PJTÃO EM PORTALEGRE

Foi um final de semana onde muitos jovens se deslocaram de suas cidades, comunidades para subir a serra de Portalegre para viver esse momento forte. Dias onde Deus veio ao seu povo principalmente aos jovens, deramando seu Espirito Santo, curando, libertando muitos jovens que andavam perdidos.

O milagre aconteceu a semente foi lançada agora todos tem que cuidar, ser fiel a palavra ao amor que Deus tem por todos nós jovens,ao ponto de nos entregar seu unico filho pra nos salva dar vida e via em abundância.

Além da alegria que vi rosto de todos que ali se encontravam, foi muito bom poder ter vivido essa experiência, essa busca pelo que Deus tem a me confiar.

                                                                                                         texto de um jovem que participou.