terça-feira, 22 de novembro de 2011

CCJ do Senado vai debater o Estatuto da Juventude

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado promove audiência pública, nesta terça-feira (22), a partir das 10h, sobre o projeto de lei da Câmara (PLC 98/11) que cria o Estatuto da Juventude. O debate foi solicitado pelo relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), após a apresentação de voto favorável à iniciativa. A votação da matéria acabou sendo adiada por pedido de vista coletiva.
O assunto deverá ser discutido pelos membros da CCJ com a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), relatora do Estatuto da Juventude na Câmara dos Deputados; pela secretária nacional de juventude da Presidência da República, Severine Macedo; pelo presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; pelo presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliescu; pelo coordenador do Fórum Nacional da Juventude Negra, Luiz Inácio Silva da Rocha; pela coordenadora do Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música, Cristina Gomes Saraiva; e pelo coordenador do Setor de Juventude do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), Antônio Francisco de Lima Neto.
Críticas
Ao defender a aprovação do PLC 98/11, duas semanas atrás, Randolfe destacou três políticas públicas incluídas no Estatuto da Juventude: a aplicação mínima de 30% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura em programas e projetos destinados a jovens ou por eles produzidos; a concessão de desconto de, pelo menos, 50% no valor das entradas de eventos culturais, de entretenimento e lazer em todo o país; e garantia de meia-passagem a jovens de 15 a 29 anos em transportes intermunicipais e interestaduais, independentemente do motivo da viagem.
Na ocasião, os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Demóstenes Torres (DEM-GO) fizeram críticas ao Estatuto da Juventude. Líder do governo no Senado, Jucá adiantou a intenção de votar a favor da matéria na CCJ, deixando para apresentar emendas ao texto quando for enviado às Comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Educação, Cultura e Esporte (CE); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Segundo explicou, o governo discorda de alguns pontos da proposta.
Já Demóstenes considerou "incompreensível" o Estatuto da Juventude garantir, de forma irrestrita, meia-passagem nos transportes interestaduais e intermunicipais.
-Quem é que vai pagar por essa redução no preço das passagens? Há aspectos do projeto que precisam ser melhorados - avaliou Demóstenes.

ORDENAÇÃO PRESBITERAL - DIÁCONO JOSÉ ROBÉRIO DE HOLANDA






VEM AI O XIV RETIRO DE CARNAVAL DE SERRINHA DOS PINTOS




http://capeladenossasenhoradasalete.blogspot.com/

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mensagem à Juventude



A sua juventude deve ser criação, serviço e alegria.
Não reformará o mundo, senão enriquecendo o seu coração.
Por isso, ser-lhe-á necessário dominar a máquina que ameaça devorar a humanidade; reduzir a velocidade, da qual se fez prisioneira, reconquistar o tempo de amar.
“Dêem-me um ponto de apoio”, dizia Arquimedes, “e eu levantarei o mundo”. O seu ponto de apoio deve ser o amor.
Não um sentimento vulgar, mas um amor-combate, um amor-revolta contra a injustiça social.
Rebelem-se, sim, a favor daqueles que nesta noite deitarão no chão, na rua, com fome, dos quais 60% têm menos de 20 anos de idade.
É tempo de acabar com a história desumana da humanidade.
As riquezas do mundo são de todo mundo.
Eis a verdade que precisam conquistar e impôr.
Procuram um objetivo para sua vida?
Faltam médicos no mundo: tornem-se médicos.
Milhões de pessoas não sabem ler e nem escrever: tornem-se professores.
Dois, em cada três, não comem o suficiente ou adequadamente: tornem-se agricultores e, das terras improdutivas, façam surgir as colheitas que os saciarão.
Tornem-se muito nobremente operários, pois todo o trabalho enobrece.
Recusem colocar suas vidas na garagem.
Denunciem, para exaltar.
Disputem, para construir.
Que a sua revolta e a sua cólera sejam por amor.
Sejam, cada um de vocês, jovens, uma parcela, uma centelha de amor.
Façam-no contagioso.
Organizem a epidemia do bem e que ela contamine o mundo!
São fortes os que acreditam que podem e querem construir.
Construam a felicidade, a sua e a dos outros.
Amanhã, verão sua fisionomia: serão seres humanos!

Maria Helena da Rocha revista mundo jovem

XIV Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica Mossoró



DEU NO JOVENS CONECTADOS: Diocese de Mossoró reúne 8 mil na 15ª Romaria da Juventude

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró viveu sua 15ª Romaria da Juventude no último, dia 30 de outrubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, no município de Patu - RN.


Foram aproximadamente 8 mil jovens que participaram deste evento que tem como objetivo reunir as diversas expressões de juventude em um encontro de fraternidade, partilhando os carismas e vivenciando a alegria e o desafio de ser jovens que buscam a vontade de Deus em suas vidas.

Pastorais, movimentos, comunidades novas, e várias expressões que não estão diretamente ligadas a pastoral da Igreja, como os escoteiros, participaram desde às 5h da manhã com a Santa Missa presidida por Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Mossoró e concelebrada por padres que vieram acompanhar os jovens de suas paróquias.

Também estava presente o padre Tadeu, da Diocese de Palmares - AL, que é o responsável pela articulação do Setor de Juventude no Regional Nordeste II. Ele manifestou seu encantamento com o evento e incentivou o trabalho da equipe organizadora.

Shows e apresentações com participação de grupos e ministérios de música da Diocese enriqueceram e deram ao evento uma beleza própria: grupos Swing e Louvor, Som do Pai e Missão de Amor. Também pretigiou a Romaria o DJ Angelus que animou a juventude durante seu show.

Muitos jovens colaboraram na confecção da Cápsula do Tempo que foi elaborada para esta romaria com o objetivo de reunir e guardar objetos, fotos, textos dos grupos de jovens sobre o evento e sobre sua caminhada, entre outras coisas, sendo selada para somente ser aberta em 2026, por ocasião dos 30 anos da Romaria.

A equipe organizadora agradece a todos os que colaboraram para a realização desta romaria. "Ela é fruto do trabalho de muitas mãos, feita em mutirão, por isso é de toda a juventude da diocese", disse o Pe. Augusto Lívio, responsável pelo Setor de Juventude da Diocese de Mossoró.


Fonte: Padre Augusto Lívio

Angelus, o Papa reflete sobre a Parábola dos Talentos





Queridos irmãos e irmãs!

A Palavra de Deus deste domingo - o penúltimo do ano litúrgico - nos adverte sobre a transitoriedade da existência terrena e convida-nos a vivê-la como uma peregrinação, mantendo os olhos fixos na meta, o Deus que nos criou, e porque nos fez para si (cf. Santo Agostinho, Conf 1.1), é o nosso destino último e o sentido do nosso viver. Passo necessário para alcançar tal realidade definitiva é amorte, seguida pelo Juízo Final. O apóstolo Paulo nos lembra que "o dia do Senhor virá como um ladrão de noite" (1 Ts 5,2), ou seja, sem aviso prévio. A consciência do retorno glorioso do Senhor Jesus nos encoraja a viver em uma atitude de vigilância, à espera da sua manifestação na constante memória da sua primeira vinda.

Na famosa parábola dos talentos - registrada pelo evangelista Mateus (cf. 25, 14-30) - Jesus conta a história de três servos que o patrão, ao sair para uma longa viagem,confia seus próprios bens. Dois deles se comportam bem, porque trazem o dobro dos bens recebidos. O terceiro, ao contrário, esconde o dinheiro recebido num buraco. Retornado à casa, o patrão pede contas aos servidores de quanto tinha confiado a eles e, enquanto se congratula com os dois primeiros, fica decepcionado com o terceiro. O servo, de fato, que tinha mantido escondido o talento sem valorizá-lo, calculou mal: agiu como se seu patrão não voltasse mais, como se não houvesse um dia em que iria pedir-lhe contas  do seu trabalho. Com esta parábola, Jesus quer ensinar os discípulos a fazer bom uso de seus dons: Deus chama cada homem à vida e lhe dá certos talentos, dando-lhes ao mesmo tempo uma missão para realizar. Seria tolice pensar que estes dons nos são devidos, bem como abster-se de usá-los seria uma negligência com relação ao objetivo da própria existência.

Comentando esta página evangélica, São Gregório Magno nota que o Senhor não deixou ninguém sem o dom da sua caridade, do amor. Ele escreve: "É necessário, portanto, meus irmãos, que vocês coloquem todos os esforços na custodia da caridade, em toda ação que devam cumprir " (Homilias sobre os Evangelhos 9.6). E depois de afirmar que a verdadeira caridade consiste em amar tanto amigos, quanto inimigos, acrescenta: "Se alguém não tem essa virtude, perde tudo de bom que tenha, fica privado do talento recebido e é jogado fora, nas trevas" (ibid. ).

Queridos irmãos, acolhamos o convite à vigilância, à qual repetidamente nos lembra a Sagrada Escritura! Esssa é a atitude de quem sabe que o Senhor vai voltar e vai querer ver em nós os frutos do seu amor. O amor é o bem fundamental que ninguém pode deixar de fazer frutificar e sem o qual todo outro dom é vão (cf. 1 Cor 13,3). Se Jesus nos amou até o ponto de dar sua vida por nós (cf. 1 Jo 3,16), como podemos não amar a Deus com todo o nosso ser e amar-nos com verdadeiro coração uns aos outros? (Cf. 1 Jo 4,11) Somente praticando a caridade, também nós poderemos participar da alegria de nosso Senhor. A Virgem Maria nos seja a mestra de operosa e gozosa vigilância no caminho para o encontro com Deus.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tragédia nacional: Pesquisa feita pela CNM mostra que consumo de crack começa a substituir o de bebidas alcoólicas

Imagem ilustraiva



  A facilidade de acesso e o baixo custo do crack estão fazendo com que a droga se alastre pelo país. Uma pesquisa divulgada hoje (7) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que o crack está substituindo o álcool nos municípios de pequeno porte e áreas rurais. Nos grandes centros, uma pedra de crack custa menos de R$ 5.

  Dentre os 4,4 mil municípios pesquisados, 89,4% indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e 93,9% com o consumo. O uso de crack é algo comum em 90,7% dos municípios. “Verificamos que o uso de crack se alastrou por todas as camadas da sociedade, a droga que, em princípio, era consumida por pessoas de baixa renda, disseminou-se por todas as classes sociais”, aponta a pesquisa.

  O custo efetivo das ações de combate ao crack e outras drogas nos municípios chega a mais de R$ 2,5 milhões. De acordo com o CNM, faltam profissionais capacitados e verbas destinadas para a manutenção das equipes e dos centros de atenção que deveriam estar disponíveis aos usuários.

  O relatório mostra que 63,7% dos municípios enfrentam problemas na área da saúde devido à circulação da droga. A fragilidade da rede de atenção básica aos usuários, a falta de leitos para a internação, o espaço físico inadequado, a carência na disponibilidade de remédios e a ausência de profissionais especializados na área da dependência química são os principais entraves apontados pelos gestores municipais.   

  Em relação à segurança pública, os principais problemas estão relacionados ao aumento de furtos, roubos, violência, assassinatos e vandalismo. Existem ainda apontamentos em relação à falta de policiamento nas áreas que apresentam maior vulnerabilidade.

  Outra questão revelada pela pesquisa é a fragilidade da rede de Proteção Social Especial e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) que tem como objetivo trabalhar as demandas dos usuários de drogas. Estes serviços são deficitários em 44,6% dos municípios.

  De acordo com a pesquisa, um dos grandes problemas é a falta de controle das fronteiras do país. “O efetivo policial é pequeno, mal remunerado e pouco treinado para enfrentar a dinâmica do tráfico de drogas.”

  Outro fator relevante, segundo o CNM, é o papel que as indústrias produtoras de insumos utilizados para o preparo do crack desempenham. “A grande questão é a fiscalização da venda desses produtos, que atualmente é feita de maneira insuficiente.”

  A primeira pesquisa da CNM, divulgada em dezembro do ano passado, mostrou que 98% dos municípios pesquisados confirmaram a presença do crack em sua região. Em abril, a confederação lançou o portal Observatório do Crack para acompanhar a situação dos municípios, com informações sobre o consumo, os investimentos e os resultados das ações de combate à droga.

Fonte: Portal UOL

Lançado concurso para letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2013

cflogoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2013. O hino será escolhido em duas etapas: na primeira, será feita a escolha da letra, com prazo de entrega das composições até dia 11 de dezembro de 2011; na segunda etapa, será feito o concurso para a música, até março de 2012.
A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema: “Fraternidade e juventude”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
“A CNBB solicita a colaboração de todos os poetas para a criação de um texto belo e profundo, que reflita a realidade da juventude, sua espiritualidade, seus anseios, suas lutas e esperanças”, salientou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
O Objetivo Geral da CF 2013 diz que “refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.
Segundo o padre José Carlos Sala, é importante estudar o documento da CNBB "Evangelização da Juevntude".

Crer em Deus é ter "esperança invencível", afirma Papa


''Se removemos Deus, se removemos a Cristo, o mundo retrocede ao vazio e à escuridão'', afirma Bento XVI
"Quem crê em Deus-Amor leva em si uma esperança invencível, como uma lâmpada com a qual atravessar a noite para além da morte, e chegar à grande festa da vida", ressaltou o Papa Bento XVI antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus neste domingo, 6. O encontro do Santo Padre com os cerca de 40 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 12h (horário de Roma - 9h no horário de Brasília).

O Pontífice fez sua reflexão a partir da parábola das dez jovens enviadas a uma festa de núpcias, símbolo do Reino dos céus e da vida eterna (Mt 25,1-13). Dessas, cinco entram na festa, porque, na chegada do esposo, tinham o óleo para acender as suas lâmpadas; enquanto as outras cinco permaneceram fora, porque não haviam levado óleo.

"O que representa esse "óleo", indispensável para sermos admitidos ao banquete nupcial? Santo Agostinho e outros antigos autores o leram como um símbolo do amor, que não se pode comprar, mas se recebe como dom, conserva-se no íntimo e pratica-se nas obras. Verdadeira sabedoria é aproveitar a vida mortal para realizar obras de misericórdia, porque, depois da morte, isso não será mais possível. Quando formos despertados para o Juízo Final, esse acontecerá com base no amor praticado na vida terrena. E esse amor é dom de Cristo, efuso em nós pelo Espírito Santo", explicou o Bispo de Roma.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI
.: Oração do Angelus na voz do Papa

O Santo Padre também ressaltou que as Leituras bíblicas da liturgia dominical convidavam a prolongar a reflexão sobre a vida eterna, iniciada por ocasião da Comemoração de todos os fiéis defuntos.

"Sobre esse ponto, é nítida a diferença entre quem crê e quem não crê, ou, se poderia igualmente dizer, entre quem espera e quem não espera. [...] A fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo assinala um divisor de águas decisivo. Se removemos Deus, se removemos a Cristo, o mundo retrocede ao vazio e à escuridão. E isso encontra resposta também nas expressões do niilismo contemporâneo, um niilismo muitas vezes inconsciente que contagia, infelizmente, a tantos jovens", indicou o Papa.

Por fim, Bento XVI pediu a Maria, Sedes Sapientiae, para que "nos ensine a verdadeira sabedoria, aquela que se fez carne em Jesus. Ele é o Caminho que conduz desta vida a Deus, ao Eterno. Ele nos fez conhecer o rosto do Pai, e, assim, deu-nos uma esperança cheia de amor. [...] Aprendamos dela a viver e morrer na esperança que não engana".

você teria coragem de sacrificar seu único filho para salvar a toda a humanidade?
ele teve sacrifio seu unico filho para salvar a todos que vinham no trem!!!
mas deus o recompensou com a felicidade de ver todos quem vinham no trem salvos!!!!

Contagem regressiva para o anúncio da Logo da JMJ RIO2013

Passada a fase de inspiração (e inscrição), o concurso da logomarca da JMJ RIO2013 parte para a etapa de escolha das cinco logos que serão enviadas ao Vaticano. O resultado da marca vencedora sai em dezembro de 2011.
Aumenta a cada dia a expectativa para conhecer a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O concurso para a escolha está em fase de seleção. O prazo para as inscrições e envio da logo terminou no dia 31 de outubro e o anúncio da ganhadora deverá acontecer em dezembro.
Os concorrentes das mais diversas partes do Brasil e do mundo demonstraram muita criatividade e técnica. Mais de 150 logos chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e deixam evidente a força da fé e da alegria da juventude católica.
O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de participantes no concurso, seguida por São Paulo.  Estão concorrendo, também, logomarcas provenientes de vários países: Itália, Estados Unidos, Portugal, Croácia, Zimbábue, Holanda, Argentina, México, Austrália, Bolívia, Peru e China. Jovens, tanto de idade como de coração, enviaram seus trabalhos. O concorrente mais jovem tem 14 anos e o jovem “há mais tempo” tem 93.
Uma das grandes curiosidades é o processo de seleção. Entre as etapas previstas está a avaliação por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. A primeira seleção escolherá quinze logos e dentre as selecionadas, cinco serão enviadas para o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma.
É diretamente do Vaticano que virá o nome do ganhador do concurso. Continuem na torcida e acompanhem as novidades no site: www.rio2013.com.
JMJ
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. O encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de jovens do mundo inteiro.
O próximo encontro está marcado para 2013, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora no Brasil. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO2013.
SERVIÇO:
CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGO OFICIAL DA JMJ RIO2013
Informações:
Assessoria de Imprensa da JMJ RIO2013
Jornalista Responsável: Rocélia Santos (CE01775JP)
Tel: (21) 3549-6730
Site: www.rio2013.com

Metade da população brasileira tem acesso à internet, diz pesquisa

O percentual de brasileiros conectados à internet aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011, de acordo com uma pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos divulgada nesta terça-feira, 8. A pesquisa foi realizada com mil entrevistados, de 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país.
De acordo com o estudo, 47% dos entrevistados afirmaram que se conectam diariamente à internet, 33% acessam mais de uma vez por semana e 12%, uma vez por semana. Cerca de 62% dos internautas informaram que usam a internet em casa, 15% em lan houses, 15% no trabalho e 6% em casas de parentes e/ou amigos.
Quanto ao tempo de conexão, 55% dos internautas passam de 30 minutos a duas horas ligados na web; 23% permanecem conectados entre duas e quatro horas; e 14% ficam menos de meia hora.
A pesquisa aponta que a difusão da internet está diretamente associada ao crescimento na venda de computadores, em função do aumento do poder aquisitivo da população nos últimos anos, incentivado pelo crescimento do emprego formal e do acesso ao crédito. Também contribuíram para esse processo o avanço da tecnologia, o comportamento do dólar nos últimos anos, que favoreceu a importação de produtos e peças, o apelo que a internet ganhou entre a população, inclusive sob influência das redes sociais, e a isenção de PIS e Cofins sobre a venda de computadores e seus componentes, em vigor até 2014.
Entre os principais motivos para o uso da internet, estão o contato com os amigos (50%) e o trabalho (27%). Os tipos desites mais acessados são redes sociais (61%), de pesquisas (48%), e-mails (34%), de notícias (34%), de diversão (17%) e de serviços (17%).
O número de brasileiros que fazem compras online também aumentou, passando de 13%, em 2007, para 20% neste ano. Os itens mais adquiridos pela internet são eletrodomésticos (com 36% de adesão entre os compradores), CDs e DVDs (20%), livros (16%) e ingressos para cinemas ou similares (7%). Para 38% dos entrevistados, a comodidade é a maior vantagem de se fazer compras pela internet, seguida por preços (33%) e facilidade para pesquisar (11%).
Em relação aos valores gastos nas compras da internet, 22% dos consumidores informaram ter desembolsado de R$ 100 a R$ 200; 21%, de R$ 200 a R$ 500; 19%, acima de R$ 1.000; e outros 19%, até R$ 100. Neste ano, as formas de pagamento mais utilizadas nas compras feitas pela rede foram o cartão de crédito (66%), o boleto bancário (28%) e o débito em conta (3%).
Os 80% de internautas que ainda não adquirem bens pela web não o fazem não considerar a operação segura (69%) ou porque têm receio em relação à qualidade do produto (26%).
Perguntados sobre a principal dificuldade em acessar a internet, 43% dos que não acessam a rede alegaram falta de conhecimento de uso do computador (ante 49%, em 2007); 38% informaram que não tinham o equipamento (em 2007, eram 56%); e 30% não tinham interesse em se conectar (contra 17%, em 2007).
Da Agência Brasil, via Canção Nova Notícias

1ª Micareta Católica de Major Sales- RN



PARTICIPE DO XVI ENCONTRO CARISMÁTICO DE PATU



Tema: Os verdadeiros adoradores, adorarão em espírito e em verdade (João 4, 23).

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO – 12/11/2011:
14:00 às 17:00 h – Louvor e adoração (Igreja Matriz);
19:00 h – Louvor, Oração e Pregação (Praça de Eventos Oliveira Rocha).

DOMINGO – 13/11/2011:
14:00 às 17:00 h – Louvor e Adoração
19:00 h – Missa, Oração e Louvor (Praça de Eventos Oliveira Rocha).

Realização: Grupo Luz de Maria – RCC Patu-RN.