terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CAMINHADA PELA PAZ EM FRUTUOSO GOMES


Neste domingo 29/01/2012 foi realizada a primeira Caminhada Pela Paz em Frutuoso Gomes. Um grande número de pessoas concentraram-se na praça da Igreja, no centro da cidade e saíram em caminhada pelas principais ruas de Frutuoso Gomes.

Vestidos de branco e segurando uma pequena bandeira simbolizando a paz, os participantes encerraram a caminhada no palco de eventos onde aconteceu uma missa celebrada pelo Padre Possidio. O mesmo convocou a todos para um grito de guerra: "Nós queremos PAZ! Basta de violência!!!. O Padre Possidio ainda propôs ao município a criação de um projeto de educação pela paz que atingisse todas as escolas do município coordenado pela secretaria municipal de Educação.


Logo em seguida uma turma de jovens apresentaram uma linda coreografia intitulada Funk da Paz.

MENSAGEM:

"Vivemos em um tempo em que a violência parece superar sentimentos como o amor ao próximo e o respeito. São muitos conflitos, guerras, mortes, desrespeito e indignação. Mas existe um sentimento que é capaz de anular tudo isso: a paz".











O prefeito Lucídio Jácome dirigiu mensagem de PAZ a população de Frutuoso Gomes.

Fátima Edylene apresentou linda mensagem de PAZ ao público

APRESENTAÇÃO DO FUNK PELA PAZ:







sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARNAVAL 2012 É EM SERRINHA DOS PINTOS


  • SEXTA – 17/02/2012:
  • ·        18:00 h: Concentração na Praça Padre Valentin, seguida de caminhada de abertura até o Ginásio de Esportes;
  • ·        19:00 h: Santa Missa de abertura com bênção para as famílias, presidida por Dom Mariano Manzana;
  • ·        20:30 h: Jantar de acolhida das caravanas;
  • ·        21:00 h: Show/louvor de acolhida com Ministério Me Chamaste (Serrinha dos Pintos).

  • SÁBADO – 18/02/2011:
  • ·        05:00 h: Concentração na Praça central com caminhada missionária até a Capela de Nossa Senhora de Fátima (Comunidade Lajes), seguida de Missa e café comunitário (após, entre 08 e 10 h: visita aos enfermos com padres e missionários presentes);
  • ·        08:30  h: Momento de lazer – torneio de futebol de salão entre as caravanas presentes (local: Quadra de Esportes – Comunidade de Lajes);
  • ·        09:00  h: Momento de recreação com as crianças, seguido de Missa na Capela Nossa Senhora da Salete;
  • ·        14:00 h: Tarde de louvor, oração, pregação e adoração ao Santíssimo Sacramento no Ginásio de Esportes (haverá padres disponíveis para confissão-aconselhamento);
  • ·        21:00 h: Show religioso com DJ Ângelus – Recife/PE (Comun. Obra de Maria).

  • DOMINGO – 19/02/2012:                 
  • ·        08:30 h: Encontro/formação com os jovens no Ginásio de Esportes;
  • ·        15:00 h: Concentração na Praça Pe. Valentim, seguida de arrastão com Trio – Banda Swing Louvor (Mossoró/RN) pelas ruas da cidade, concluindo com Grupo de Oração relâmpago;
  • ·        19:30 h: Missa dominical na Capela Nossa Senhora da Salete;
  • ·        21:00 h: Luau na Praça Genílson Araújo;

  • SEGUNDA – 20/02/2012:
  • ·        07:30 h: Carreata de Serrinha dos Pintos até Martins, seguida de arrastão com Trio/Ministério até o Centro da cidade, encerrando-se com a Santa Missa da Juventude;
  • ·        14:00 h: Tarde de louvor, oração e pregações no Ginásio de Esportes - haverá padre(s) disponíveis para confissão; oração do terço da Divina Misericórdia às 15 horas;
  • ·        19:30 h: Missa com oração de cura e libertação;
  • ·        21:30 h: Show religioso com Banda Missão de Amor (Mossoró/RN) – local da programação da tarde/noite: Ginásio de Esportes.

  • TERÇA – 21/02/2012:                                                                                                               
  • ·        07:30 h: Trilha com as caravanas;
  • ·        08:00 h: Acolhimento dos idosos, enfermos e pessoas especiais, seguido de Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Salete;
  • ·        14:00 h: Tarde de louvor, oração, e pregações – haverá padre(s) disponíveis para confissão;
  • ·        17:00 h: Missa de encerramento.

  • QUARTA – 22/02/2012:
  • ·   7:00 h: Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas na Capela Nossa Senhora da Salete.

FRUTUOSO GOMES REALIZARÁ CAMINHADA PELA PAZ


Vivemos em um tempo em que a violência parece superar sentimentos como o amor ao próximo e o respeito. São muitos conflitos, guerras, mortes, desrespeito e indignação. Mas existe um sentimento que é capaz de anular tudo isso: a paz.
E é através deste sentimento, que convidamos toda a população frutuosogomense para participar de uma caminhada pela a paz, que será neste dia 29 de janeiro as 4:30 da tarde, saindo da praça da igreja, passando pelas ruas de nossa cidade e encerrando no palco de eventos, onde teremos a participação de padre, pastores das demais igrejas levando sua mensagem de paz, apresentações culturais, cantos de paz e o ministério de música ME CHAMASTE , da renovação carismática da cidade de Serrinha dos Pintos.
Contamos com a presença de todos!
Vista sua camisa branca e diga não a violência  e sim a PAZ!

APOIO TOTAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DEFRUTUOSO GOMES
Fonte FGNEWS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BOTE FÉ ITAÚ - 16 FEV/2012




DIOCESE DE SANTA LUZIA – MOSSORÓ, RN
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES – ITAÚ
SETOR PAROQUIAL DE JUVENTUDE – SPJ







“IDE E FAZEI DISCÍPULOS DE TODOS OS POVOS”
BENTO XVI.






ITAÚ – RN, JANEIRO DE 2012



DIOCESE DE SANTA LUZIA – MOSSORÓ, RN
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES – ITAÚ
SETOR PAROQUIAL DE JUVENTUDE – SPJ




JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: O ROSTO JOVEM DA IGREJA


O maior evento jovem do mundo chega ao Brasil! Milhões de jovens reúnem-se em média, a cada dois anos, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Criada pelo Papa João Paulo II em1985, a JMJ aconteceu pela primeira vez em 1986, em Roma, e desde então, congrega jovens católicos (e também não católicos) diante uma convocação do Santo Padre para peregrinarem a um determinado país e, ali, ter um encontro com Jesus Cristo como num grande cenáculo. Entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 será a vez do Brasil, acolher esse único e indescritível encontro internacional.

O Beato João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia, falou que: “A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.

Sempre com um diálogo aberto com os jovens, João Paulo II abriu as portas para a unidade da juventude católica, tornando-se admirado por ela, e reconhecido como o “Papa dos jovens”.



“Vós sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança“ 
João Paulo II. 





A JMJ foi ganhando uma proporção maior a cada edição. Uma jornada especial foi a de Czestochowa em 1991, a primeira edição depois da queda do Muro de Berlim, na qual jovens vindos de dois blocos separados e hostis (oriente e ocidente) puderam, finalmente, celebrar de mãos dadas à fé em Jesus Cristo. Em 2002 a JMJ aconteceu em Toronto – Canadá, a última jornada de João Paulo II.

“Todos os anos o Papa dizia ‘vejo vocês em tal lugar (próximo país-sede)’ e, no final dessa JMJ, ele disse ‘Jesus espera vocês em Colônia – Alemanha’ (JMJ de 2005). O Papa sabia que ele não estaria em Colônia, acho que por causa da saúde dele”. Recorda Marcelo, emocionado.

A JMJ de Colônia em 2005 foi a primeira sob o comando do novo Pontífice: Bento XVI. Essa edição criou uma grande expectativa em muitos; mais de 2.5 milhões de jovens peregrinaram à cidade alemã para um encontro com o Papa alemão. “A primeira Jornada com dois Papas: um no céu e outro na terra”, falou Hugo Daniel.



Em 2011 (a mais recente JMJ) jovens do mundo inteiro experimentaram a JMJ em Madrid na Espanha. Ainda ressoa o grito dos mais de dois milhões de jovens nas ruas, praças, metrôs, em todo lugar: “Esta es la Juventud del Papa”!

O que é ser Juventude do Papa? Pe. Márcio José Costa Teixeira nos fala: “Dizer-se Juventude do Papa é afirmar a fé na Pessoa de Jesus Cristo que nos convoca a ser Igreja”.

“Para mim o momento culminante dessa JMJ foi a Vigília com o Santo Padre. Não pude conter as lágrimas. Diante de um dia inteiro de calor de 46°, todos foram surpreendidos com uma forte tempestade no momento da chegada do Papa no Aeródromo de Quatro Ventos, que fez-nos sentir a fraqueza humana diante da natureza. Recordemos o texto do evangelho da tempestade que surpreende os discípulos na barca. É nesse momento de ventos e forte chuva que impedido de falar, o Papa passa para o que é o essencial na Vigília, a adoração a Jesus Eucarístico.


Aqui se fez a calmaria, fora e dentro de cada jovem, se fazendo um silêncio impressionante. A Juventude do Papa é a dos adoradores de Cristo. A oração é a alma de uma juventude essencialmente Cristã. Neste momento de silêncio impressionante na Adoração, o Papa faz a consagração dos jovens do mundo inteiro ao Coração de Jesus: ‘(...) com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração, para que, enraizados e edificados em Vós, sejam sempre vossos, na vida e na morte. Que jamais se separem de Vós (…)’. Foi o momento que marcou esta JMJ e que fez dos jovens do mundo uma juventude do Papa, portanto de Cristo”. Recorda Pe. Márcio.

Essa última edição contou com a participação de quase 14 mil jovens brasileiros inscritos, (entre eles, Sergio Oliveira - coordenador do setor paroquial de juventude); e não foi por um mero acaso, todos aguardavam ansiosos, o anúncio do Santo Padre:

“Compraz-me agora, anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro” Bento XVI na JMJ em Madrid





 Com estas palavras, no encerramento da JMJ 2011, o Papa confiou ao Brasil a missão de acolher, em 2013, os jovens de várias partes do mundo para a 27ª Jornada Mundial da Juventude.





A CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

Entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo, a cruz de madeira de 3,8 metros foi construída durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.


“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, ao acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão peregrinando pelo Brasil. Até a JMJ em 2013 os símbolos passarão por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".

No período de 10 a 17 de fevereiro será a vez do Nordeste 2 (RN, PB, PE  e AL) receberem os símbolos. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.


           
           
Se receber os maiores símbolos da JMJ no nosso país já nos deixa felizes, imagine recebê-los aqui, na nossa Paróquia. Imagine quantos jovens do mundo inteiro tocaram na Cruz Peregrina, quantos tiveram um encontro pessoal com Cristo através da JMJ, agora, pare só um instante de imaginar, e venha VIVER conosco essa Felicidade que não passa!

Dia 16 de fevereiro de 2012 a Paróquia Nossa Senhora das Dores receberá a Cruz Peregrina, o Ícone de Nossa Senhora, nosso Bispo Dom Mariano, Pe. Nunes e uma caravana de jovens da nossa Diocese, num encontro único e inesquecível para a nossa juventude. Pais, mães, avós, tios, católicos e não católicos, Cristãos, e em especial: todos os jovens estão convidados para este forte encontro com Deus.

Que a presença da Cruz Peregrina seja um tempo forte de renovação e esperança para todos nós. BOTE FÉ!





BOTE FÉ ITAÚ – PROGRAMAÇÃO


DIA: 16 de Fevereiro de 2012
LOCAL DA VISITA: Paróquia Nossa Senhora das Dores – Itaú, RN
HORÁRIO: 08h00min




16/02/12
BOTE FÉ ITAÚ

06h00min

Mobilização em cada Setor Paroquial para dirigir-se ao Parque Clidenor Régis de Melo, para acolhida da Cruz e Ícone de Nossa Senhora.

06h30min

Saída das localidades para a sede da Paróquia/ Itaú.


07h00min

Concentração para acolhida dos símbolos vindos de Pau dos Ferros. Acolhida das comunidades e Paróquias, com trio, animação e louvor.


08h00min

Percurso de Acolhida com os Símbolos na avenida principal, com a animação da Banda “Swing Louvor”.

08h50min

Solenidade de Abertura

09h10min

Santa Missa (no patamar da Igreja)

Após a Missa

Show com a Banda Divina Luz

ATENÇÃO: O setor de juventude da paróquia de Martins avisa a todos os grupos que iremos participar em Itaú.