quinta-feira, 29 de março de 2012

SEMANA SANTA EM MARTINS



·         Sexta-feira – 30/03/12
 5h – Via sacra pelas ruas, saindo da Matriz

·         Sábado – 31/03/12
19h – Confissão comunitária

·         Domigo de Ramos
  7h – Procissão de Ramos, saindo da capela do Rosário para a Matriz

·         Segunda-feira
 Manhã – Confissão individual

·         Quarta-feira
18h – Procissão do Encontro

·         Quinta-feira
19h – Missa da Ceia do Senhor

·         Sexta-feira
16h – Paixão do Senhor

·         Sábado de Aleluia
21h – Vigília Pascal

·         Domingo de Páscoa
7h – Missa da Ressureição do Senhor


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

MARTINS

·         Sexta-feira – 30/03/12
    •  5h – Via sacra pelas ruas, saindo da Matriz

·         Sábado – 31/03/12
    • 19h – Confissão comunitária

·         Domigo de Ramos
    •   7h – Procissão de Ramos, saindo da capela do Rosário para a Matriz

·         Segunda-feira
    •  Manhã – Confissão individual


·         
Quarta-feira
    • 18h – Procissão do Encontro

·         Quinta-feira
    • 19h – Missa da Ceia do Senhor

·         Sexta-feira
    • 16h – Paixão do Senhor

·         Sábado de Aleluia
    • 21h – Vigília Pascal

·         Domingo de Páscoa
    • 7h – Missa da Ressureição do Senhor




SERRINHA DOS PINTOS

·         Domigo de Ramos
    •   10h – Procissão de Ramos, saindo do Salão Paroquial para a Igreja de N. Senhora da Salete

·         Quarta-feira
    • 8h – Confissão individual

·         Quinta-feira
    • 17h – Missa da Ceia do Senhor

·         Sexta-feira
    • 19h  – Paixão do Senhor

·         Sábado de Aleluia
    • 19h  – Vigília Pascal

·         Domingo de Páscoa
    • 19h30m – Missa da Ressureição do Senhor


ANTÔNIO MARTINS
·         Domingo de Ramos
    • 19h – Missa de Ramos

·         Terça-feira
    • 14h – Confissão individual

·         Quinta-feira
    • 19h – Celebração da Ceia do Senhor

·         Sexta-feira
    • 16h – Celebração da Paixão do Senhor

·         Sábado de Aleluia
    • 21h – Vigília Pascal

·         Domingo de Páscoa
    • 10h – Missa da Ressureição do Senhor




FRUTUOSO GOMES
·         Domigo de Ramos
    • 17h – Missa de Ramos

·         Terça-feira
    •    8h – Confissão individual

·         Quinta-feira
    • 17h – Celebração da Ceia do Senhor

·         Sexta-feira
    • 19h – Celebração da Paixão do Senhor

·         Sábado de Aleluia
    • 19h – Vigília Pascal

·         Domingo de Páscoa
    • 17h – Missa da Ressureição do Senhor

sábado, 24 de março de 2012

1ª TRIMESTRAL DE 2012 - JUVENTUDE (PE. CARLOS CÉSAR, NJ)




I TRIMESTRAL DA DIOCESE DE MOSSORÓ
23 e 24/03/2012 
JUVENTUDE

A I trimestral diocesana de Mossoró tem como temática central a juventude, o que tem sido bastante sugestivo. Isto por dois motivos. Primeiro, pelo ano de 2012 ser um tempo bastante propício para a preparação da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Segundo, pela atualidade do próprio tema para a Igreja.  Reflete-se a cerca da situação do jovem frente à Igreja e da Igreja frente à juventude. Procura-se com isso pistas para a aplicação pastoral de como atrair a juventude para uma consciência de seu batismo e compromisso com o Reino de Deus.
Acompanhando, em nível de Brasil, a passagem da Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pelos diversos Estados e dioceses, é bastante perceptível a motivação e empenho de uma considerável participação da nossa juventude não só como a lembrança de uma jornada realizada por jovens em torno do seu pastor, o santo padre, o Papa Bento XVI, onde milhões de jovens demonstram uma sede de encontro profundo com Deus. O que não deixa de ser um fato marcante para a vida da Igreja e desses jovens participantes. No entanto, o que muito impressiona é a grande perspectiva do que será para a juventude também aqui no Brasil em se tratar da própria Jornada Mundial. Nossos jovens estão acreditando na eficácia deste evento, que sem dúvida será uma grande marca para a Igreja no Brasil. São nossos jovens que progressivamente se reconhecem como Igreja também.
Na diocese de Mossoró não tem sido diferente.  A evidência da temática da juventude em nossa I Trimestral diocesana, de início já atraiu uma considerável participação de jovens, que por sinal já trazem consigo a garra de um compromisso e liderança pastorais de alguns grupos e/ou movimentos. E como consequência desta participação, uma constatação: a Igreja precisa do jovem, e este, por sua vez, precisa da Igreja.
A Igreja, como instituição histórica, precisa de constante renovação. A presença do jovem na Igreja faz da Igreja uma Igreja jovem e sempre renovada. Daí porque uma boa reflexão sobre a juventude leva a Igreja a ter uma linguagem na forma que os jovens entendam, e por esta mesma linguagem chegue com sua mensagem ao coração e realidade própria de cada jovem. Ora, refletir de uma forma séria a participação dos jovens de hoje na Igreja é preparar uma Igreja renovada e dinâmica para o amanhã. Cada jovem para a Igreja é um poço de capacidade para o andamento de uma evangelização sempre mais atual e atuante.
Por outro lado, olhando nossos jovens líderes participando de uma trimestral como esta que realizamos enquanto Igreja local da diocese Mossoró, vemos também que o jovem também precisa da Igreja. Há no olhar do jovem, em meio a uma realidade bastante secularizada, a percepção ou descoberta de que a Igreja ainda tem algo a lhe dizer. Algo, que bem mais que um sermão, tem a ver com a sua vida e suas reais necessidades e inquietações. “Ainda pode vir coisas boas de Nazaré”. Aí é quando o jovem, num contexto de tamanha autonomia e “liberdade” com que vive a nossa juventude, principalmente em relação a religião reconhece que precisa de Deus. Ele passa a descobrir que existe dentro de si uma medida que longe de Deus não pode ser preenchida.
Nossa trimestral tem sido frutífera pelo fato de se poder refletir não tanto sobre a juventude, mas com a sua presença, sua voz, sua palavra que bem mais que qualquer livro sobre o assunto, poderá falar de si.
Queira Deus que este caminho aberto ou continuado nesta trimestral que reflete e conta com a juventude possa favorecer uma consciência cada vez mais crescente em nossa Igreja local e em nossos jovens. Àquela para que sempre abra seus braços a estes filhos preciosos, e a estes para que, a exemplo do filho pródigo do evangelho, voltem o quanto antes para a casa do Pai, reconhecendo ali o seu lugar de realização humana e cristã.
Pe. Carlos César

1ª Trimestral 2012


A diocese de Santa Luzia - Mossoró/RN, vivennciou momentos de alegria. Nos dias 23 e 24 de março tivemos a primeira trimestral do ano, onde foi abordado as diversas realidades de nossa juventude.

No dia 23 foram realizadas as seguintes oficinas:
• Juventudes: a diversidade de expressões (pe. Gimerson);
• Juventude e Igreja (pe. Tadeu);
• Juventude e novas mídias (pe. Augusto);
• Juventude e as diversas realidades de morte (PJMP).

E no dia 24, hoje, houve a plenária, onde foi debatido os trabalhos realizados nas oficinas. E na oportunidade, o pe. Augusto Lívio apresentou o projeto da Pré-Jornada em nossa diocese.

domingo, 18 de março de 2012

Trimestral 2012 de Pastoral





Nos próximos dias 23 e 24/03 acontece a 1º Trimestral de Pastoral Diocesana de 2012 onde reunira leigos e não leigos de nossa diocese para tratar assuntos relacionados à nossa juventude.
Neste encontro trataremos os seguintes temas com os seguintes assessores:

• Juventudes: a diversidade de expressões (pe. Gimerson);
• Juventude e Igreja (pe. Tadeu);
• Juventude e novas mídias (pe. Augusto);
• Juventude e as diversas realidades de morte (PJMP).

Cada tema terá uma oficina especifica e cada assessor deverá trabalhar seu tema tendo como perspectiva a realidade atual de modo amplo, mas também trazendo para nossa realidade diocesana. Isto será feito durante todo o dia da sexta (manhã e tarde). Na manhã do sábado teremos a partilha dos trabalhos das oficinas com possíveis encaminhamentos para o trabalho com a juventude em nossa diocese. 

Pedimos aos jovens representantes de paróquia que procurem seu párocos, é de suma importância a sua participação. O momento em que nossa diocese vira seu olhar para as necessidades de nossa juventude.

SETOR PAROQUIAL DE JUVENTUDE EM MISSÃO



Hoje 18 de março o Setor de Juventude Paroquial (SJP), esteve nas comunidades de Pintada e boa vista em Serrinha dos Pintos para um encontro onde na oportunidade foi recriado o grupo de jovens daquela comunidade de pintada e reestruturação do grupo de boa vista. Com iniciativa de atrair jovens para a igreja, está sendo dada aulas de música onde os jovens que sentem vontade de aprender tocar no futuro possam também servir a igreja tocando nas missas, celebrações e até mesmo sendo convidados a participar em outras comunidades atraindo cada vez mais a atenção dos jovens com o testemunho. Na oportunidade foi feito um momento de animação, acolhida, dinâmica, oração e partilha da palavra, no final foi repassados os trabalhos do Setor para esse semestre Jornada Paroquial da Juventude que acontecerá em maio dentro da visita pastoral do bispo a nossa paróquia e a Missa da juventude aqui na Matriz com participação dos grupos dos polos a cada mês. E por fim falamos da Jornada Mundial da Juventude do próximo ano no Rio de Janeiro onde cada grupo mandará um representante.

“A juventude é presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje”, afirmam bispos referenciais


Bispos_ReferenciaisjuventudeA juventude não é só o futuro, mas o presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje. Inspirados e movidos por esta afirmação, os Bispos Referenciais da Juventude, dos 17 Regionais da CNBB, se reuniram no começo desta semana para avaliar a caminhada e traçar metas e projetos para a Evangelização dos Jovens.
“Hoje se fala muito de juventude, é importante se pensar na juventude como presente como aquela que faz história”, afirma dom Nelson Francelino, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e referencial pela Juventude no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro). Este encontro, segundo ele, é importante porque cada um se deslocou de lugares diversos, justamente para pensar e iluminar uma linha de evangelização para a juventude, que hoje está ameaçada, angustiada, perplexa, diante de tantos modelos econômicos e sociais que não respondem aos seus horizontes. “Nós temos muito para acrescentar e aproveitar deste momento histórico e fecundo para a Igreja no Brasil que é a JMJ”, completou dom Francelino.
À luz do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2012-2015, dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, conduziu junto com seus assessores: padre Carlos Sávio da Costa e padre Antônio Ramos do Prado, momentos de reflexão e partilha entre os bispos presentes.
“Nossa reunião foi muito boa pela colegialidade episcopal representando a juventude, e por tratarmos de assuntos que falam da evangelização dos jovens, grande desafio da Igreja de hoje e do futuro”, disse dom José Valmor César, bispo referencial da Juventude no Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe). “Os jovens estão em nosso coração, e cada um de nós aqui, queremos que eles estejam no coração de toda a Igreja no Brasil”, destacou.
A Jornada Mundial da Juventude e, também, a Semana Missionária e o projeto Bote Fé, que acontecem por todo o país, foram assuntos abordados no segundo dia de reunião.
Para dom Antônio Emídio Vilar, bispo referencial do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso),  momentos como este são importantes para “organizar o Setor Juventude em seus vários seguimentos, em preparação também para a JMJ, já com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora acontecendo por todo o país, além de ter um olhar para a juventude que é o rosto sempre renovado da Igreja e que vai de encontro ao mundo que se adapta, que sempre tem uma nova linguagem”.
Os “Jovens Conectados” estiveram presentes na reunião. Quatro representantes do grupo que é responsável pela parte de Comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, fizeram uma apresentação mostrando o alcance, missão e desafios do projeto que tem como objetivo traduzir a vida e missão da Igreja numa linguagem jovem, através das diversas mídias sociais existentes.
Dom Frei Irineu Gassen, bispo referencial do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), fez sua avaliação ao final do encontro e disse que “participar destas reuniões se torna cada vez mais importante, a evangelização do jovem está se tornando prioridade em todas as dioceses e paróquias no Brasil, de modo que não estamos mais falando de uma pastoral do futuro, mas sim que resposta nós vamos dar aos jovens que hoje procuram no Evangelho o seu caminho.  Portanto com as palestras, partilhas, trocas de experiências, formações e informações por parte da CNBB é de suma importância para nós, e teremos possivelmente neste ano mais duas reuniões, com a urgência da Jornada Mundial da Juventude e da Campanha da Fraternidade do próximo ano, teremos muito que refletir e partilhar, que o Espírito Santo seja nossa força”, finalizou.