sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JMJ Rio2013: “uma preparação que é feita a várias mãos”




A comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o papa Bento XVI, liderada por Alberto Gasbarri, encontra-se no Brasil para debater questões referentes à organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

A comitiva também é formada por Stefannia Izzo e Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira, dia 25 de outubro. Durante o dia, eles visitaram espaços da possível presença do Papa, no Rio de Janeiro, durante a Jornada, que acontecerá de 23 a 28 de julho do próximo ano.

A Jornada é uma preparação que é feita a várias mãos. Há uma preparação, que é feita pela Igreja do Rio de Janeiro, a arquidiocese do Rio. Há uma preparação que é feita pelos governos, federal, estadual e municipal, e também pelos grupos da Santa Sé. O grupo que hoje visita o Rio de Janeiro é o grupo que cuida diretamente das viagens do Santo Padre.

“Foram apresentadas várias propostas e eles estão avaliando todas elas. Não só em termos de tempo, mas também em termos de espaço. O que é cada uma das propostas apresentadas, o que isso significa. Ao final da visita, que se encerra no próximo sábado, será emitido então um primeiro laudo, em que eles dão uma impressão do que foi a visita, do que é possível realizar e do que é impossível realizar. Depois vem um documento de Roma, com a programação definitiva, que é ligada à visita do Santo Padre”, explicou o coordenador geral da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado.

Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve vigília e missa, Guaratiba é uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades. A comitiva também visitou, na última quarta-feira, dia 24, o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação em conhecer a capacidade técnica e operacional, que, acreditam, favorece a mobilidade na Cidade Maravilhosa.

“Essa Comissão levará todas as propostas ao Santo Padre, para que ele defina como será sua presença aqui. É um belo momento e eu creio que a JMJ Rio2013 está dando passos importantíssimos, com todas essas definições, ao mesmo tempo em que sabemos e contamos com a boa vontade das autoridades, que são as pessoas que nos recebem muito bem e com grande preocupação de fazer o melhor possível para o Brasil e para o Rio de Janeiro”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, dom Orani João Tempesta.

“O encontro está sendo muito bom, e me parece que o responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, está satisfeito com os diversos lugares que temos visitado. Mas é claro que têm muitas outras coisas que ainda precisam ser definidas e, por enquanto, esse é o objetivo do trabalho”, destacou o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello.

sábado, 20 de outubro de 2012

16ª Romaria da Juventude 2012 no Lima





A Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró convida toda juventude para a 16ª Romaria, que esse ano acontecerá no dia 28, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no Lima/RN. O tema deste ano será “Que Vida vale à pena ser vivida?"


A Romaria da Juventude 2012 celebra o Dia Nacional da Juventude e um grande incentivo para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Santo Papa. A expectativa do setor diocesano de juventude é que cerca de 8 mil jovens de toda a Diocese de Santa Luzia estejam presentes no Santuário do Lima. “A expectativa é muito grande, pois em todos os encontros percebemos os jovens bem motivados “, garante Paula Dantas, do setor de Juventude.






Programação:



4h - Acolhida das paróquias que estão chegando
5h - Santa Missa com Dom Mariano, na Igreja Matriz de Patu
Obs. Depois da missa segue com um arrastão até o Santuário do Lima, com animação de DJ ANGELUS.
7:30h - Chegada do arrastão no Santuário
10h - Show com a Banda Divina Luz, de Natal, atração principal da romaria
11:30h - Bênção do Santíssimo
12h - Encerramento com o retorno das paróquias as suas cidades

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lançado CD com o Hino da CF 2013


cartaz_CF_2013Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.


A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.


O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.


“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”, disse o assessor.






Ouça aqui: http://www.portalkairos.net/musicas/arquivo_08/campanhadafraternidade2013/01_hino_da_cf_2013.mp3

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SEMEADORES DA GRAÇA


Hoje, como jovens, somos convidados por Jesus a semear a Semente da Palavra de Deus nos corações da juventude. Principalmente nos corações perdidos, destruídos pelo pecado, jovens que foram enganados pelo inimigo a seguir por este caminho. Somos convidados a ir além, a águas mais profundas lançar as redes em atenção a Palavra de Jesus que nos faz o desafio (Lc 5,4-5), mesmo muitas vezes cansados, atribulados. Ser sal e luz para iluminar as trevas em que vivem muitos jovens da nossa sociedade.

Nós temos que de imediato aceitar esse convite de seguir os passos do mestre, de semear a Graça de Deus em todos os terrenos encontrados. Deus quer que sua palavra seja vivida por todos sem distinção, e nós temos que semear.


Percebemos, hoje, a falta de compromisso de alguns que assumem a missão evangelizadora. Muitos estão seguindo pelo caminho largo e espaçoso que leva a perdição e poucos são os que enveredam pelo caminho estreito que leva a vida eterna.
Muitos necessitam, hoje, da Graça de Deus em suas vidas, em seus corações para aceitar a vontade de Deus e abri-lo a Jesus que diz: “ Eis que estou a porta e bato”.


Precisamos reconhecer o Espírito Santo que habita em nós, que somos  morada verdadeira dEle, que fomos criados a imagem e semelhança de Deus.



Augusto Rosa de Mello

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nota de esclarecimento sobre a distribuição do YouCat (venda proibida)




Prezados Bispos, Padres, Administradores e Responsáveis,
Que o Bom Deus abençoe a todos!

A vossa diocese, entre tantas do Brasil, foi beneficiada com a doação de catecismos YouCat para a distribuição gratuita aos jovens mais engajados na vida da Igreja e que estão se preparando para viver a JMJ 2013. Esta doação foi feita para atender um pedido do Papa Bento XVI.

Para que a Ajuda à Igreja que Sofre pudesse fazer esta doação às dioceses, foi feito um acordo com a Paulus, detentora dos direitos autorais deste livro, que concedeu isenção dos direitos autorais do YouCat e reduziu os custos de impressão para esta edição. Porém, existe um valor alto a ser pago e a AIS, graças à ajuda de seus benfeitores, está arcando com ele. Para as dioceses foi pedido apenas o valor do envio dos livros (frete), que foi feito pelo menor valor encontrado na praça.

Recentemente, porém, recebemos informações de que, em algumas dioceses, os catecismos têm sido vendidos, o que nos causa bastante apreensão. A exclusividade de doação está especificada em contrato e comunicada na contracapa do Youcat, onde diz expressamente: a venda é proibida.

Entendemos que em algumas situações seja necessária a arrecadação de fundos para custear o transporte, porém, este valor não pode ser adquirido mediante a venda do YouCat. Nada teríamos a objetar se for pedida uma pequena contribuição voluntária dos que puderem para ajudar a custear o preço do frete ou para ajudar os mais pobres a participar da Jornada. Mas jamais isto pode se transformar num ato de venda.

Reforçamos este ponto, pois estas vendas são ilegais e poderão acarretar problemas para a Editora Paulus que cedeu os direitos desde que a distribuição fosse gratuita. O exemplar da edição comercial do YouCat está sendo vendido nas livrarias a R$ 29,90. Já recebemos vários telefonemas de fiéis escandalizados, que viram a notícia de que o YouCat é gratuito, mas testemunharam que em suas dioceses ele está sendo vendido.

Graças ao bom Deus, temos experimentado em nossa Obra a grande confiança e generosidade de nossos benfeitores que acreditam na seriedade de nossos serviços a favor dos mais necessitados. Buscamos ser justos diante de tanta confiança. Acreditamos que existem outras formas criativas de apelar a seus fiéis para ajudarem nos possíveis gastos que a diocese precise custear. Contamos com sua compreensão e colaboração.

Em Cristo,




José Correa

Diretor da AIS Brasil




Pe. Evaristo Debiasi

Assist. Eclesiástico da AIS Brasil

Carta de outubro de Dom Eduardo aos padres de todo Brasil!




Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,


Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.






“A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança


e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar vida.” (Bento XVI, Porta Fidei, 7)






Santa Terezinha – a pequenina de coração grande de fé – abre nosso mês de outubro testemunhando-nos a alegria de ser missionária de Jesus Cristo: “Quero cantar sempre, ainda que deva colher as minhas rosas em meio aos espinhos”. O paradoxo da nomeação de uma jovem de clausura como “Padroeira das Missões” é, sem dúvida, uma confirmação de que a dimensão missionária é inerente à vida de todo cristão, independentemente de onde se encontra e do que realiza.


E como é bom constatar que atualmente, entre os jovens, há uma predisposição muito grande para esta missionariedade! Entre eles, as palavras ‘missão’ e ‘missionário/a’ já não lhes são mais estranhas ou algo do passado. Os conceitos, pouco a pouco, vão impregnando sua vida pessoal, suas ações e seus organismos, fazendo parte naturalmente de seu vocabulário. E isto é ótimo! Há uma acolhida impressionante a Jesus Cristo e a seu projeto: o único que realmente vale a pena ser assumido.


Certos de que “a conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DAp 370) nosperguntamos se as nossas comunidades paroquiais têm oportunizado experiências“missionárias” marcantes a nossa juventude. O que oferecemos aos inúmeros jovens que estão se aproximando de nós e de nossas estruturas, motivados pelo dinamismo evangelizador da Jornada Mundial da Juventude?


A mensagem missionária do Documento de Aparecida e do Documento 85 da CNBB e o contexto da JMJ Rio 2013 e da CF 2013 nos questionam, nos motivam e nos provocam ainvestirmos mais no jovem como apóstolo privilegiado de outros jovens. Vamos adequar melhor a proposta missionária à formação dos crismandos! Vamos “mobilizar os jovens da comunidade eclesial para que se tornem missionários nos ambientes em que estão inseridos e naqueles em que apresentam maiores desafios” (Doc 85, 180)! Vamos“despertar gradualmente os jovens para a consciência da cidadania e o engajamento sociopolítico na transformação da sociedade, a partir da opção evangélica pelos pobres”(Doc 85, 182). Enfim, como pastores, vamos testemunhar-lhes que “conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria”(DAp 29).


Nossa Senhora Aparecida, cuja solenidade celebraremos neste mês, nos ajude a sermos atraentes missionários dos jovens para que eles, priorizados em nossas comunidades paroquiais, se sintam cada vez mais entusiasmados no compromisso pela utopia do Reino. Peçamos a sua intercessão, também, para que sejam eleitas em nossos municípios aquelas pessoas que serão capazes de governar segundo a ética humano-cristã, em vista de uma sociedade justa e solidária, que defenda a vida humana desde o momento da fecundação até a sua morte natural, que promova a família constituída pelo vínculo do amor entre um homem e uma mulher, primeiro e principal ambiente para a formação das novas gerações aos valores na vida.


Uma feliz festa no Dia Nacional da Juventude, preparada neste ano pela Coordenação da Pastoral Juvenil nacional, num trabalho conjunto com jovens das pastorais da juventude, congregações religiosas, movimentos eclesiais, novas comunidades. E continuemos acompanhando a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que, neste mês de outubro, visita as dioceses do Regional Norte 2 (Amapá, Pará).


Com estima e orações,






Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb


Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ)










Fonte: Jovens Conectado