sábado, 4 de junho de 2011

Alcançar a unidade atraves da Oração

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), cujo centenário comemoramos em 2008, será celebrada aqui na América Latina nos dias de 05 a 12 de junho de 2011.
Surgida por iniciativa de dois ministros, um anglicano, Paul J. F. Wattson, e outro episcopaliano, Spencer Jones, a SOUC logo recebeu em campo católico a aprovação e o incentivo dos Papas São Pio X e Bento XV, embora com a finalidade de reconduzir as outras Igrejas à Igreja de Roma.
Em 1933 o abbé francês Paul-Irénée Couturier, considerado o pai do ecumenismo espiritual, inovou orientando-a à reconciliação recíproca entre todos os batizados na fé cristã, rumo à unidade “que Deus quiser, com os meios que Ele quiser”, convicto de que “não se reza para a conversão a uma igreja, mas para uma conversão a Cristo”.
Com este novo espírito é claro que muitas outras Igrejas e comunidades eclesiais aderiram, acolhendo a SOUC em suas respectivas confissões de fé cristã.
A partir do ano 1958 o tema e o material da SOUC são elaborados por uma comissão mista de várias Igrejas e comunidades eclesiais, contemplando uma introdução ao tema, indicações para um serviço litúrgico ecumênico, leituras e meditações bíblicas para cada dia da semana de oração.
“Este ano, o chamado à unidade, para as Igrejas do mundo inteiro, vem de Jerusalém, a Igreja mãe. Conscientes de suas próprias divisões e de sua própria necessidade de fazer mais pela unidade do corpo de Cristo, as Igrejas de Jerusalém fazem um apelo a todos os cristãos para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham unida a comunidade primitiva em Jerusalém.” (Texto da SOUC pag. 4 – Edições CONIC CLAI 2011)
Assim a Semana de Oração é animada a partir do esforço para superação de preconceitos históricos, a fim de favorecer o diálogo, a convivência e a comunhão fraterna das Igrejas que estão em Jerusalém!
Elas se sentem estimuladas a viver a unidade a partir da experiência descrita em Atos 2,42: “Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”.
Esse desafio está diante de cada Igreja: por isso os cristãos de Jerusalém convocam seus irmãos e irmãs para fazerem desta Semana de Oração uma ocasião de renovar o compromisso de trabalhar por um genuíno ecumenismo, enraizado na experiência da Igreja dos primórdios. É fixando o olhar às origens que cada Igreja poderá beber a água viva da nascente que é Cristo e, convertendo-se a Ele, consequentemente fará convergir o seu caminho para o encontro com as outras Igrejas.
Estejamos conscientes de que “nenhum caminho comum poderá ser realizado fora da espiritualidade ecumênica, isto é, sem oração. O movimento ecumênico nasceu com a proposta de realizar a Semana de Oração pela Unidade. Ela deve recordar-nos que nós homens não podemos realizar esta unidade, mas podemos, talvez, colocar alguma transitória condição histórica, que depois o Espírito Santo usa”. (Card. Kurt Koch – Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário