sexta-feira, 8 de julho de 2011

EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE

Jesus, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Eles responderam: Mestre onde moras? Ele respondeu: Vinde e vede. Foram, viram onde Jesus morava e permaneceram com ele aquele dia (Jo 1,38-39). A juventude mora no coração da igreja e é fonte de renovação da sociedade. Os jovens de todos os tempos e lugares buscam a felicidade. A igreja continua olhando para os jovens, mostrando-lhes o verdadeiro mestre caminho, verdade e vida que os convida a viver com ele. Nós, pastores, consideramos urgente e importante o tema da evangelização da juventude para refleti-lo a luz da palavra de Deus e de tantas riquezas e desafios deste momento histórico-cultural em que vivemos.

Jesus envia a igreja ao mundo para dar continuidade a sua obra. “ Evangelizar constitui, de foto, a graça e a vocação própria da igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça.” Junto aos jovens, ela quer ser um meio através do qual eles se percebam como filhos amados de Deus e irmãos de todos, capazes de entender e acolher com alegria a Boa-Nova que transforma a partir de dento de cada um e ao seu redor.

A fé há de ser apresentada aos jovens como um encontro amoroso com Deus, que toma feições humanas na pessoa de Jesus Cristo: “ No inicio do ser Cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um novo horizonte e, desta forma,  rumo decisivo”. Desse modo, estarão em jogo duas realidades: o encontro pessoal com Jesus Cristo e a aceitação de um projeto de vida baseado no seu Evangelho. Essa adesão necessariamente incorpora a realidade em que o jovem vive como consequência de verdadeira encarnação Cristã.

 Queremos renovar a opção afetiva e efetiva de toda a igreja pela juventude na busca conjunta de propostas concretas que favoreçam uma verdadeira evangelização desta parcela da nossa sociedade. A responsabilidade de anunciar Jesus Cristo e seu projeto aos jovens convoca-nos a uma constante vigilância para que a vontade de modo adequado, principalmente em uma época de muitas mudanças.  

Documento 85 cnbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário