quinta-feira, 14 de julho de 2011

Igreja, comunidades dos discípulos de Jesus.

Quando evangelizados com testemunho e metodologia os jovens se empolgam com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo. Por que, contudo, face À igreja muitos mostram resistência? Muitos jovens têm dificuldade para entender que eles são igreja  ou não se sentem acolhidos nas comunidades.
Constatamos que a imagem que muitos deles têm da igreja é de algo ultrapassado, burocrático, que fala uma linguagem que não se conecta com sua vida. Frequentemente compreendem-na apenas como instituição e não como a comunidade dos seguidores de Jesus. Em muitos ambientes universitários e meios de comunicação, a igreja é apresentada como cúmplice da injustiça e, em diferentes situações históricas, contra o progresso humano. Falta aos jovens o conhecimento de tantas experiências de santidade e solidariedade na história da igreja, tendo como protagonistas  os missionários Bem-Aventurado Pe. Anchieta, Pe. Manoel de Nóbrega, Bartolomeu de Las Casas.
Em nosso tempo, também destacam-se outros exemplos de vida cristã, santidade e martírio: São Domingos Sávio Santa Maria Goretti, Santo Frei Galvão, Bem-Aventurada Madre Tereza de Calcutá, o servo de Deus, Beato João Paulo Segundo, os brasileiros Pe. Manoel Gomes Gonzales, o coroinha Adílio Daronch e Albertina Berkenbrock, assim como Beata Ir. Dulce, Dom Helder Câmara, Dom Oscar Romero, Ir. Dorothy, Pe. Josimo, Pe. Ezequiel Ramim, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom José Mauro Pereira Bastos. Nas cidades grandes, chama à atenção a ausência dos jovens na vida eclesial, de modo especial os de nível social e escolaridade mais elevada, para os quais não há um trabalho pastoral especifico.
Em alguns lugares, a igreja se afastou e os perdeu. Advertimos a respeito da necessidade urgente de apresentar missinariamente a verdadeira face da igreja a juventude e trabalhar a relação entre fé e razão. As resistências contra a igreja se vencem progressivamente com o amadurecimento da compreensão dos contextos históricos e quando se destacam os aspectos, como a credibilidade da igreja nas pesquisas sobre instituições sócias, como também o contato com experiências autentica de igreja que contradizem as afirmações negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário