quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude, Madrid 2011!


O que procuram os milhares de Jovens esperados?! … Saberão ao que vão?!
A organização da JMJ 2011, publicou os resultados de uma pesquisa online, realizada a 1800 subscritores do seu boletim informativo, de todas as partes do mundo. As respostas dos jovens – quase 80% tinham menos de 30 anos – reflectem uma realidade bem diferente daquela que, por vezes, alguns meios de comunicação social querem fazer passar, quando apelidam a Igreja de `antiquada, imobilista`, etc.
De facto, entre os principais motivos para participar na JMJ referidos pelos questionados, destaca-se o de “manifestar o meu compromisso com a Igreja” com o que se identificam 90 %.
Outros motivos que os impulsionaram a ir são: “difundir a mensagem de Jesus Cristo” (92,1 %), “satisfazer as minhas inquietações espirituais” (89,3 %), “viver novas experiências” (93,5 %) ou “contribuir para melhorar a sociedade”. E para tudo isso decidiram confiar na mensagem da Igreja Católica, univocamente difundida por Bento XVI.
Isto significa que a grande maioria deles pensa que a Igreja Católica é depositária da verdadeira mensagem de Jesus Cristo; que essa doutrina é capaz de responder cabalmente à pergunta pelo sentido da vida; e que a fé católica bem vivida leva a um maior compromisso com a sociedade.
Já estamos em contagem decrescente para o grande evento, que nos transcende, não encontrando palavras adequadas para o descrever! Realmente, deve tratar-se de uma oportunidade única para os jovens católicos e não católicos do mundo inteiro! Uma oportunidade de estarem em contacto com o Papa Bento XVI, com a riqueza dos ensinamentos do seu Magistério e da Igreja, na capital espanhola, entre os dias 16 e 21 de Agosto.
O tema da JMJ 2011 é “ Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7). A mensagem de Bento XVI para o encontro, foi divulgada em 3 de Setembro de 2010 e está dividida em seis partes: 1- Nas fontes das vossas maiores aspirações; 2- Enraizados e edificados em Cristo; 3- Firmes na fé; 4-Crer em Jesus Cristo sem tê-lo visto; 5- Sustentados pela fé da Igreja, para ser testemunhas; 6- Rumo à Jornada Mundial de Madrid.
Esta mensagem de Bento XVI dirige-se e anima todos os jovens do mundo, “quer os que compartilham a nossa fé, quer os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem”, a participar nesta Jornada Mundial, que se celebra na capital espanhola.
Esta mensagem de Bento XVI, é um apelo a todos os jovens a confirmarem a sua fé, através de uma relação pessoal com Jesus Cristo: “Quando entramos em relação com Ele, Cristo revela-nos a nossa identidade e, na sua amizade, a vida cresce e realiza-se em plenitude. Há um momento, quando somos jovens, em que cada um de nós se pergunta: que sentido tem a minha vida, que finalidade, que orientação lhe devo dar?”
O Papa explica que estar enraizado em Cristo “significa responder concretamente ao chamamento de Deus, confiando-se a Ele e colocando em prática a Sua Palavra”. Ao mesmo tempo, ressalta que ter Cristo ao lado, garante a força necessária para enfrentar as dificuldades da vida.
Acerca do que significa estar firme na fé, o Santo Padre destaca que é preciso estar bem fundamentado para resistir às ideias contrárias ao Evangelho; chama especialmente a atenção para uma forte corrente de pensamento laicista que deseja afastar Deus da vida das pessoas e da sociedade, lançando as bases e tentando criar um `paraíso` sem Ele. Mas não há dúvida de que a experiência tem demonstrado que o mundo sem Deus se converte em . um `inferno`. Ao contrário, quando as pessoas e os povos acolhem a presença de Deus, constrói-se concretamente a civilização do amor, onde cada um é respeitado na sua dignidade e cresce a unidade na caridade, com os frutos que isso implica.
Ao iniciar o seu pontificado, o Papa dizia: “Quem deixa entrar Cristo na sua vida, não perde nada, – absolutamente nada – daquilo que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só nesta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só nesta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só nesta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta”.
“Queridos jovens, a Igreja conta convosco. Necessita da vossa fé viva, vossa caridade criativa e o dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e dá-lhe um novo impulso. Por isso, as Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça não somente para vós, mas para todo o Povo de Deus. A Igreja na Espanha está a preparar-se intensamente para acolher-vos e viver a experiência gozosa da fé”, conclui o Santo Padre.
Em 1986, pela primeira vez, o Papa João Paulo II, reuniu jovens de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude, um grande encontro em torno do sucessor de Pedro, uma festa de Fé, de Alegria e de Solidariedade que desafia cada um de nós a ser testemunha de Cristo na nossa sociedade e sinal de esperança.
Ao longo dos anos, de Paris a Denver, de Manila a Roma, de Sidney a Colónia, foram milhões os que responderam ao apelo e se encontraram para, em Igreja, celebrar o Amor Maior que nos une.
Agora é Bento XVI que nos convoca para um “encontro pessoal com Cristo”, em Madrid em Agosto de 2011. É a XXVI JMJ. Firmes na fé, estamos a caminho!
Maria Helena Marques
CALENDÁRIO:
Terça-feira, 16 de Agosto Quarta-feira, 17 de Agosto Quinta-feira, 18 de Agosto
20.00h – Missa de Abertura Iníc Catequeses dos Bispos 12.00h -Chegada de Bento XVI
Praça de Cibeles – Madrid 10.00h às 13.30h ao Aeroporto de Barajas
Até 6.ª –feira, 19/8 Pavilhão do Estado: Boas-vindas
dos jovens ao Papa
Praça de Cibeles 19.15 a 21.00
Sexta-feira, 19 de Agosto Sábado, 20 de Agosto
Encontro do Papa com Religiosas Jovens Confissão do Papa a Jovens,
Encontro do Papa com Prof. Universitários Parque do Retiro, às 9.00h
Mosteiro do Escorial 11.30 – 13.00h Missa do Papa para seminaristas
Via – Sacra : 19.30 h às 21.00 Catedral de Almudena: 10.00 às 12.00
Da Praça de Colón a Cibeles Visita a jovens com deficiência 19.40
Vigília de Oração:Aeródromo Cuatro ventos
das 20.30 às 22.30
Domingo, 21 de Agosto
Missa de Encerramento, às 9. 30 – Aeródromo Cuatro Ventos
17.30 h – Encontro do Papa com os Voluntários das JMJ
18.30 – Despedida oficial do Papa no Aeroporto de Barajas

Nenhum comentário:

Postar um comentário