sábado, 28 de maio de 2011

Diocese de Macapá institui o Setor Juventude no estado



Em 2007, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou, nas dioceses, o Setor Juventude, com abrangência nacional. À luz do Documento 85, “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida, os bispos visaram acolher todas as expressões de realidades jovens existentes na Igreja, respeitando o protagonismo juvenil, a espiritualidade e a organização de cada uma.
No Amapá, dom Pedro José Conti instituiu esse novo espaço, que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização. O objetivo é integrar a comunhão entre os jovens, trazer planos comuns e traçar projetos juntos, sem que ninguém perca sua identidade, sua maneira de ser. O lançamento do Setor Juventude, em Macapá, ocorreu nesta quinta-feira (26) às 19 horas. Teve a participação especial do assessor nacional da juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, que participou do evento junto aos jovens da Pastoral da Juventude, da Comunidade Católica Shalom, Renovação Carismática Católica, Juventude Missionária, Movimento Comunhão e Libertação, Cursílio da Cristandade, e mais outros movimentos de jovens da Igreja.
De acordo com padre Sávio, os jovens unidos podem vencer as adversidades que dificultam o avanço e a qualidade de vida do jovem na sociedade. Segundo ele, “a falta de um projeto de vida leva o jovem a perder a esperança por vários motivos, sejam eles suicídio, desemprego - que é umas das principais razões que induz o jovens à depressão - ou criminalidade".
O sacerdote também lembra a importância de projetos em prol do jovem, até mesmo na evangelização da comunicação nas redes sociais.  “Trazemos essa proposta de unidade em diferentes aspectos, por existir em nossas vidas algo maior que nos une, que é Jesus Cristo”, ressaltou padre Sávio, um dos responsável pela evangelização da juventude no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário