quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM AMOR SEM IGUAL




Permita-me imaginar o complexo cenário que estava ocorrendo nos bastidores da cruz...

 O Pai via Jesus morrendo, cada gemido calando fundo em sua alma. Então, de repente, foi como se não aguentasse mais aquela dor Ele disse : " Filho, o que os homens fizeram com você? Eu  o amo intensamente e não suporto mais vê-lo sofrer. Esses homens chegaram as ultimas consequencias da injustiça ao crucificá-lo. Nós amamos a humanidade, mais seu cálice é amargo demais. Vou terminar seus sofrimentos. Vou julgar seus carrascos e toda a humanidade." Então, o Filho, no meio de sua intensa dor, talvez tenha dito algo de uma beleza extraordinaria: "Pai, você os ama. Não se importe comigo, não os condene. Eu clamo por eles. Esqueça minha dor. Não sofra por mim."
Jesus cuidara de Judas e de Pedro e da multidão que chorava à sua passagem em direção ao calvário. Agora, o mais dócil dos filhos cuida de seu Pai.  As gotas de sangue vertiam do seu corpo e ficava cada vez mais difícil respirar. Sua face contraia-se constantemente refletindo a impossibilidade de preservar a serenidade.
Talvez, ao ver a agonia do filho intensificar-se, o Pai tenha resolvido intervir. Quando o Filho percebe a intenção do Pai, entra em desespero. Enche os pulmões e verbaliza seu pensamento de forma imperativa, procurando abrandar a dor de seu Pai e defender a humanidade: " Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem. "  Em seguida, Jesus recolhe-se dentro de si e, talvez chorando, tenha acrescentado silenciosamente: " Toma-me como sacrifico pela humanidade. Eu a amo e morro por ela!"
O Filho interrompeu a ação do Pai. Assumiu a condição de cordeiro de Deus que redime o mundo de suas injustiças. Era tudo o que o Todo Poderoso queria ouvir. O amor do Filho limitou a ação de Deus, mais, ao inves de diminui-los, os fez inimaginavelmente maiores. Desse modo, o Filho sustentava o Pai e o Pai sustentava o Filho. Ambos foram nutridos pelo amor mútuo enquanto eram moidos pelas transgressões humanas.  Só o amor é capaz de levar-nos a praticar atos inesqueciveis. Você pode ser um brilhante pensador, mais se não tiver amor seus atos serão como o bronze, que retine mais não tem vida.  O amor tudo desculpa, tudo espera, tudo suporta, jamais desiste, pois dá todas as chances para começar tudo de novo. (I Coríntios 13:7) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário